UFSM

'Venda' do antigo Hospital Universitário volta a debate

Joyce Noronha

A conclusão de algumas obras no campus, em Camobi, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) permite que a instituição comece a relocação de cursos e a desabitação do prédio do Antigo Hospital Universitário, na Rua Floriano Peixoto, centro da cidade. Conforme o pró-reitor de Infraestrutura, professor Eduardo Rizzatti, as aulas dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Relações Internacionais, que são realizadas no local, passarão para o prédio 74C, nova edificação no campus, localizada próximo ao Planetário.

Com pátio interditado, escola de Santa Maria vai cortar 20 árvores

A mudança ocorre já para as aulas do próximo semestre, que, pelo calendário letivo da UFSM, têm início em 7 de agosto. 

Com esse anúncio, o pró-reitor de Infraestrutura retoma a discussão de "venda" do Antigo Hospital Universitário e do terreno central, noticiada em 7 de abril de 2016, pelo Diário. Rizzatti comenta que esta possibilidade precisa ser reavaliada, já que esta proposta foi apresentada, pela primeira vez, há cerca de 10 anos. O terreno seria avaliado em aproximadamente R$ 14 milhões, segundo o professor.

– A estrutura do prédio é muita velha, e não temos como investir para uma reforma no local. Os elevadores são antigos e podem ser perigosos. Temos que analisar muito bem a situação, mas, parece que a venda seja o caminho mais provável – diz.

Prédio da Antiga Reitoria (foto) passará a alojar grupos de atividades que serão retirados do antigo Hospital Universitário Foto: Charles Guerra / New Co

Rizzatti comenta que a UFSM tem a autorização do Conselho Universitário, da Casa Civil e da presidência da República para vender o prédio. Porém, a decisão final é do reitor Paulo Burmann. O trâmite ocorre por meio de licitação, e a empresa vencedora do processo precisa construir um prédio, ou mais, no campus Camobi, no valor da propriedade (prédio e terreno), para "comprar" a nobre área no Centro.

Permuta

O reitor, por sua vez, afirma que a decisão da UFSM é se desfazer do prédio do Antigo Hospital Universitário. Contudo, Burmann comenta que, além da "venda", há a possibilidade de permuta de áreas entre a universidade e outro órgão público. A definição de processo licitatório ou troca com outra entidade pública deve ser anunciada até o final deste ano.

VÍDEO: Estudantes e comunidade poderão "descobrir" a UFSM em setembro

– Este é um assunto complexo, precisa ser tratado com muito cuidado. Pelo final do ano, devemos ter uma luz mais clara sobre o Antigo Hospital Universitário – avalia o reitor.

Universidade precisa definir outros destinos

Porém, é preciso alocar todas as atividades do local em outros prédios da UFSM. Atualmente, além dos cursos de Ciências Contábeis, Economia e Relações Internacionais, ocorrem, no prédio do Antigo Hospital, os ensaios da Orquestra Sinfônica da UFSM e as aulas dos cursos preparatórios populares Práxis e Alternativa.

Vai fazer Enem? As férias de inverno podem (e devem) ser de estudo

O pró-reitor de Infraestrutura, Eduardo Rizzatti, acredita que essas atividades passarão para o prédio da Antiga Reitoria, na Rua Floriano Peixoto, entre as ruas Alberto Pasqualini e Astrogildo de Azevedo.

Vida no campus

A estudante de Relações Internacionais Tharyn de Senna, 23 anos, comenta que ainda está em dúvida sobre se gosta ou não da ideia de trocar o local de aulas do Centro para o campus Camobi. Ela diz que pensa bastante sobre o trânsito, já que depende de transporte coletivo para se locomover até a sede as UFSM.

O prédio será a nova "casa" dos cursos de graduação de Ciências Contábeis, Economia e Relações Internacionais Foto: Charles Guerra / New Co

Entretanto, ela se mostra empolgada por ter a possibilidade de vivenciar a vida universitária dentro do campus.

Oficinas divertidas ensinaram alunos a cuidar do meio ambiente 

– Eu sempre estudei no Prédio de Apoio, o que me facilitava, porque ia a pé para a aula. Mas acho que vai ser interessante estar dentro do campus e ter essa outra vivência universitária – comenta Tharyn.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

70 policiais militares poderão voltar às ruas na Região Central

Próximo

Dupla é presa por tentativa de homicídio em São Francisco de Assis

Geral