RSC-287 deve ter tráfego liberado totalmente até a primeira semana de junho; reconstruções ainda são provisórias

Tayline Manganeli

RSC-287 deve ter tráfego liberado totalmente até a primeira semana de junho; reconstruções ainda são provisórias

Gilberto Ferreira

Ponte sobre a várzea do Rio Vacacaí-Mirim, na RSC-287

As fortes chuvas que atingiram o Estado desde o início de abril impactaram diretamente o tráfego entre algumas regiões. A RSC-287, principal rota de ligação da Região Central com a Capital Gaúcha, chegou a ter quase 20 pontos bloqueados no trecho entre Santa Maria e Tabaí. Nesta segunda-feira (20), pelos menos oito trechos estão interditados e em cinco destes, ocorrem obras de recuperação. A previsão da Rota de Santa Maria, concessionária que administra a rodovia, é de liberar – de forma provisória – toda a extensão da RSC-287 até a primeira semana de junho. 


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As obras provisórias não resolverão completamente o que foi levado pelas chuvas, mas vão permitir a liberação do trânsito em locais ainda bloqueados. O valor desse trabalho é estimado pela concessionária em R$ 30 milhões e inclui a criação de desvios próximos a trechos afetados e a construção de pontes provisórias pelo Exército. 

Um dos locais a receber uma ponte provisória é o km 226, onde toda a estrutura sobre o Arroio Grande desabou no dia 30 de abril. Conforme o gerente geral da Rota, Leandro Conterato, o aterro das cabeceiras já foi concluído e equipes do Exército trabalham na medição de uma estrutura provisória, feita de metal. Questionado pela reportagem do Diário, o Exército disse que os trabalhos de construção desta ponte devem começar nesta terça-feira (21), diferentemente da previsão anterior, que era nesta segunda (20). 

A expectativa da Rota é que a ponte seja entregue até o fim da próxima semana. Ela funcionará em apenas um sentido e será controlada por meio do sistema Pare e Siga. Uma nova ponte, definitiva e no mesmo local da antiga, deve ficar pronta em aproximadamente seis meses.

Rota de Santa Maria (Divulgação)


Além desse trecho, outros três também exigem um planejamento mais delicado, como mencionou Conterato. São eles: 

  • Km 54 até o km 61, na localidade de Mariante, várzea sobre o Rio Taquari, em Venâncio Aires
    Sete quilômetros foram danificados. No local é construído um desvio provisório que deve ficar pronto na primeira semana de junho. A reconstrução da pista original pode levar sete meses. 
  • Km 137, ponte sobre o Rio Pardo, em Candelária
    Será realizada a reconstrução da cabeceira da ponte por meio de uma demolição controlada. Após, a obra avançará com a construção de uma ponte provisória. O objetivo da concessionária é liberar o trânsito nos dois sentidos da pista, sem restrição de carga, até a primeira semana de junho. Posteriormente, iniciarão obras para reconstrução permanente do trecho. ​
  • Km 167, ponte sobre o Arroio Barriga, em Paraíso do Sul
    No local é construído um desvio sobre o arroio, próximo da ponte que teve parte da estrutura colapsada. A previsão de liberação do trânsito no desvio é até o fim do mês de maio.

Em coletiva de imprensa, a concessionária informou que a recuperação permanente da rodovia poderá durar cerca de um ano e que os custos totais ainda não são precisos, mas que o valor pode chegar a R$ 300 milhões. 

A cobrança de tarifas nas praças de pedágios não está sendo realizada. A previsão de retorno ainda não é estimada e depende de determinação do governo do Estado. Para prevenir futuros danos de eventos climáticos semelhantes ao que se vivenciou nas últimas semanas, Conterato disse que a Rota planeja novas alternativas: 

- É muito difícil você acelerar a obra de construção de uma ponte. Um ponto crucial aqui é trabalhar na prevenção. Precisamos ter estruturas mais resistentes, dimensionadas para suportar essas altas vazões de água e chuvas catastróficas - concluiu. 


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