Com a publicação do Plano Diretor, licitação do transporte coletivo tem previsão para finalizar em novembro

Thais Immig

Foto: Beto Albert (Diário)

Santa Maria deve conhecer, em novembro, a empresa ou consórcio que administrará o transporte coletivo pelos próximos anos. A previsão foi anunciada após a publicação do Plano Diretor. O documento reúne uma série de pesquisas realizadas com usuários para entender a situação atual no que diz respeito a horários, linhas de ônibus e conforto dos passageiros. A iniciativa será a base dos próximos 20 anos e vai auxiliar em processos futuros como a licitação do transporte coletivo.

O resultado do Plano Diretor foi apresentado na manhã desta terça-feira (9), na Reunião do Conselho Municipal de Transportes, que reuniu representantes de diversas entidades relacionadas à mobilidade urbana de Santa Maria.  A partir dele, serão definidos os horários, locais de embarque e itinerários da frota, conforme explica o secretário de Mobilidade Urbana Orion Ponsi:

- A gente não consegue satisfazer 100% a população porque ela tem horários, deslocamentos e interesse diversos. Mas, quando executarmos o processo licitatório, podemos nos aproximar o máximo possível da necessidade da população - tanto em deslocamento, quanto em grau de interesse. 

O Plano Diretor aponta melhorias que estarão contempladas na licitação do transporte público como critérios para controle de qualidade, novo aplicativo para monitorar horários de ônibus, todas as frotas com acessibilidade e, inicialmente, 30% dos ônibus com ar-condicionado (atualmente esse percentual é de 10%). 

Outras mudanças, como a implementação de um sistema de transporte troncalizado (linhas de ônibus que circulam dos bairros às avenidas principais via pontos de integração), novos terminais de embarque e desembarque e corredores prioritários de transporte coletivo serão realizadas a longo prazo.

A empresa responsável pela assessoria técnica ao município é a PróCidades Consultoria em Planejamento Urbano, de Porto Alegre. Os documentos do Plano Diretor estão disponíveis na página da Secretaria de Mobilidade Urbana.


Processo de licitação do transporte coletivo será finalizado em novembro

Com a publicação do Plano Diretor, um novo cronograma será montado. A previsão é que o processo de licitação seja finalizado ainda este ano, em novembro. 

- Nós vencemos a parte preliminar, que iniciou em 2019 com a montagem do Plano Diretor e elaboração dos editais do processo de licitação. No meio do caminho, com apontamentos do Tribunal de Contas, mudamos algumas metodologias econômicas, financeiras e tarifárias. Agora, entramos na fase final. Ou seja, a parte de consolidação e análise dos documentos, além de encaminhar a legislação para a câmara de vereadores. Estimamos que esse ano tenhamos todo esse processo concluído - afirma Ponsi. 

Após a legislação passar pela Câmara de Vereadores, será realizada a audiência e a consulta pública junto à população. A partir disso, o Tribunal de Contas tem até 90 dias para analisar os documentos. Com a devolução, será lançado o edital para que as empresas apresentem as propostas.


Reunião discutiu efetividade do estudo
A reunião, realizada na Casa dos Conselhos, na Rua Andradas, discutiu a efetividade da pesquisa e as mudanças que serão implementadas a partir da licitação. Para o presidente do Conselho Municipal de Transporte, Rodrigo Santos, algumas questões ainda não foram esclarecidas, como mudanças de horários, itinerários e a situação das linhas noturnas

- A gente fez alguns apontamos. O mais curioso deles foi que a prefeitura não tinha colocado nenhum trabalho da PróCidade no site. Essa semana, ela coloca um estudo de 2019, antes da pandemia. E eu pergunto para a população de Santa Maria: um estudo feito há quatro anos atrás ainda tem validade? Essa etapa foi realizada corretamente? Antes da pandemia, nós tínhamos 100 mil passageiros ao dia no transporte público, hoje não temos nem 60 mil. Então, o que valem esses dados?


Dados do Plano Diretor de Transporte Coletivo

A pesquisa foi realizada em todas as linhas de Santa Maria, a partir da realização de entrevistas estruturadas com usuários do transporte coletivo. Os principais resultados apontam para uma preocupação com o conforto dos ônibus e um uso mais frequente do serviço para deslocamentos de trabalho: 

  • Em relação ao motivo do deslocamento, 49% dos entrevistados disse que realiza a viagem para o trabalho, 20% para o estudo e, 13% para lazer. 
  • A maioria das pessoas utiliza o transporte coletivo regularmente para trabalho ou estudo. Deslocamentos por lazer ou saúde são realizados eventualmente, sem dias fixos.
  • A pesquisa também conclui que os usuários de transporte público de Santa Maria consideram o conforto da frota de ônibus a prioridade, o que inclui a quantidade de assentos, lotação, limpeza e temperatura (ar condicionado). Seguido do conforto, a tarifa apresentou importância relevante, representando o gasto dos usuários com o serviço. E por terceiro, a rapidez, o qual representa o tempo de viagem, espera e deslocamento até o ponto de ônibus.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Demora no deslocamento entre Santa Maria e Porto Alegre será estudada pelo Governo do Estado Anterior

Demora no deslocamento entre Santa Maria e Porto Alegre será estudada pelo Governo do Estado

Inteligência artificial e dengue: projeto da UFSM investiga como algoritmos podem prever surtos da doença Próximo

Inteligência artificial e dengue: projeto da UFSM investiga como algoritmos podem prever surtos da doença

Geral