Nova Carteira de Identidade Nacional já é emitida em 23 Estados: saiba como solicitar

Vitor Zuccolo

Nova Carteira de Identidade Nacional já é emitida em 23 Estados: saiba como solicitar

Foto:Assessoria de Comunicação de Paverama

Desde janeiro deste ano, está sendo adotada uma nova versão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O modelo de identificação traz mudanças em termos de segurança e tecnologia para a população. Essa iniciativa visa a oferecer um documento mais moderno e eficaz para os brasileiros.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


De acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, a carteira tem por objetivo a simplificação e união dos dados.


Em 23 Estados, ela está sendo emitida, e em 17, já estão emitindo somente a nova carteira. Muita gente está fazendo essa troca quando vai renovar ou na primeira emissão, no caso dos jovens. Nosso objetivo é que toda a população faça essa troca. A carteira é um sistema de identificação, ela vai unificar uma base de dados, consequentemente, o Estado vai lhe conhecer melhor – explicou a ministra, em coletiva realizada na quinta-feira (11).


Quem pode solicitar

A nova Carteira de Identidade Nacional está disponível para todos os cidadãos brasileiros, desde bebês recém-nascidos até idosos. É importante pontuar que menores de idade devem estar acompanhados pelos responsáveis legais durante o processo de solicitação.


A ministra diz que a implementação da nova carteira deve ser feita a partir de cada Estado.


– Ela é uma prerrogativa de cada Estado, na versão da nova carteira, o método que era com a carteira de identidade anterior, segue, mas é um dever dos Estados essa renovação - afirma ministra.


Como solicitar

Para obter a nova Carteira de Identidade Nacional, é necessário agendar o atendimento em um dos postos de atendimento do Instituto Nacional de Identificação (INI) ou do Departamento de Identificação Civil (DIC). Após o agendamento, o cidadão deve comparecer ao posto na data e horário marcados, portando os documentos exigidos:

  • Certidão de nascimento ou casamento
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Foto 3x4 recente.



Principais características

O novo modelo consta a inclusão de um QR Code, que permite a verificação instantânea dos dados do documento por meio de dispositivos eletrônicos, e a utilização de tecnologias de segurança avançadas, como impressão digital e marca d'água personalizada para cada cidadão. Além disso, a nova versão conta com um design mais moderno e intuitivo, facilitando a identificação do cidadão em diversas situações.


A implantação da nova carteira traz mudanças para os brasileiros, como uma maior segurança na prevenção de falsificações, além de facilitar o acesso a serviços públicos e privados que exijam a apresentação de documento de identificação.


A troca para a nova carteira pode ser feita até 2032, tanto a primeira via quanto a renovação são gratuitas. Abaixo, os prazos para renovação da nova carteira:


  • 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos.
  • 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos.
  • 60 anos ou mais – validade indeterminada.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 920 vagas de emprego foram ofertadas em Santa Maria no primeiro trimestre de 2024 pela FGTAS/Sine Anterior

Mais de 920 vagas de emprego foram ofertadas em Santa Maria no primeiro trimestre de 2024 pela FGTAS/Sine

Jockey Club passa por estudo; parque pode ser reformado e até destinado à habitação Próximo

Jockey Club passa por estudo; parque pode ser reformado e até destinado à habitação

Geral