Limpeza do subsolo, reforço da estrutura e ampliação do prédio: obras no Maria com Amor completam sete meses

Foto: Beto Albert

Pela primeira vez, após mais de 50 anos, um prédio histórico para Santa Maria tem ganhado forma. A construção, conhecida hoje como Maria com Amor, foi iniciada ainda na década de 60 mas nunca foi finalizada. Em 2023, o prédio foi comprado pela Construtora Jobim que, desde então, é responsável pela obra. Com entrega prevista para 2026, o trabalho completou sete meses com o reforço da estrutura, colocação de pilares e instalações elétricas.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

A obra foi iniciada a partir do aproveitamento da estrutura do antigo Edifício Galeria Rio Branco, como era chamado em meados de 1970, quando foi abandonado. Por ser uma construção antiga, os primeiros meses de retomada incluíram limpezas no espaço e reforço de toda a estrutura. Assim, corredores que ainda conservam características da época, como tijolos à mostra ou pisos quadriculados, têm ganhado a companhia de novos revestimentos e divisórias. Aos poucos, áreas residenciais e comerciais previstas no projeto, têm ganhado forma.

Conforme o diretor da construtora responsável pela obra, Gustavo Jobim, nos primeiros meses os esforços foram para recuperar o subsolo do prédio. Com alto acúmulo de lixo e a água que passava de um metro de altura, o local precisou ser drenado e limpo. Agora, recebe os revestimentos, o contrapiso e as instalações na estrutura que darão forma à garagem do prédio.

Nos primeiros meses foi realizada a limpeza do local e o reforço de pilares da estruturaFoto: Beto Albert

Outra etapa em andamento é a construção de uma segunda estrutura. Por se tratar de uma galeria, o prédio terá duas entradas, uma na Avenida Rio Branco e outra na Rua Dr. Francisco Mariano da Rocha. Conforme Jobim, nas próximas semanas, a colocação das lajes deve ser finalizada:

Não tinha estrutura nessa parte de trás. Então, estamos levantando toda a estrutura para deixar como o prédio da frente. A diferença é que na parte que dá acesso a Mariano da Rocha tem piscina, academia e salão de festa. Não é um pavimento tipo, ou seja, tudo igual.

Equipe de obra trabalha na estrutura do segundo prédio, que dará acesso a Rua Dr. Francisco Mariano da RochaFoto: Beto Albert


O que prevê o projeto

Por trás das primeiras etapas da obra, existe um projeto apresentado à comunidade em 8 de dezembro do ano passado. Como principal característica, o Maria com Amor busca unir trabalho, moradia e lazer em um único empreendimento. Para isso, foram projetadas lojas e escritórios em seus pavimentos iniciais e apartamentos studios (num espaço único) com diferentes configurações nos pavimentos residenciais. Conforme Jobim, essa já era uma característica do prédio na projeção iniciada ainda nos anos 60:

Quando esse prédio foi projetado, tinha a ideia de ser multiuso que é unir o setor de trabalho, a parte de lazer (lojas, bares e cafés) e também a moradia. E esse prédio, lá em 1960, já foi projetado com esse sentido. Então, tem a parte térrea aqui, toda de lojas. Depois, um setor só de escritórios e lá no rooftop (telhado) terá o restaurante. Então, ele é um prédio de 1960, moderno para os dias de hoje.

Quatro murais vão estampar as laterais do prédio com ilustrações da Virgem Maria, de três arcanjos, do Ipê roxo, e Avenida Rio Branco, Gare e Vila Belga Foto: Divulgação

Além disso, quatro murais vão estampar as laterais do prédio com ilustrações da Virgem Maria, de três arcanjos, do Ipê roxo, e Avenida Rio Branco, Gare e Vila Belga (reunidas em um mural). As artes foram produzidas pelo artista Juliano Lopes. O terreno mede 15,50 metros de frente por 53,50 metros de extensão de frente ao fundo, e a edificação é composta por duas torres conjuntas, de 16 andares. Confira abaixo, detalhes sobre as áreas do prédio: 

  • Na área residencial, o prédio vai contar com 298 apartamentos em formato estúdio (mais compactos) com quatro plantas diferentes. A previsão é que os apartamentos tenham custo a partir de R$ 95 mil. Os moradores ainda vão ter acesso à uma área de uso compartilhado na cobertura com piscina, espaço gourmet, sala de jogos, academia, lavanderia coletiva e loja de conveniência 24h por dia.
  • Na parte comercial, uma galeria com pé direito de 7m de altura vai unir a Avenida Rio Branco com a Rua Francisco Mariano da Rocha. Nesta área, serão 23 espaços destinados para lojas e salas comerciais.
  • Na cobertura, também haverá um restaurante com vista da cidade aberto ao público. A entrada será diferenciada para visitantes e moradores. 

Conforme Jobim, cerca de 30% dos imóveis do Maria com Amor já foram vendidos. A maior parte são os studios, uma espécie de apartamento compacto com todo o setor de uso comum (academia, piscina e lazer). A previsão é que o prédio seja entregue em 17 de maio de 2026, aniversário de Santa Maria. 


Confira a cronologia da construção:

  • Construído nos anos 1960 na Avenida Rio Branco, entre a Vale Machado e a Daudt, o prédio teve a obra paralisada no início da década de 1970 devido a dificuldades financeiras
  • Nos anos 1990, o Ministério Público entrou com ação na Justiça pedindo a demolição do esqueleto do edifício, de 14 andares, mas o processo se arrastou por muito tempo. A demolição acabou não sendo feita porque sairia muito caro
  • Em 5 de março de 2012, durante o governo do então prefeito Cezar Schirmer, a prefeitura, com base em laudos estruturais de que o prédio poderia ser concluído com segurança, decidiu tomar posse do imóvel. Foi num processo chamado de arrecadação, em que o município pediu à Justiça para se tornar dona do imóvel em troca de dívidas de IPTU existentes. Com isso, a prefeitura não precisou pagar nada aos antigos donos do prédio e do terreno
  • Em 2022, o governo Jorge Pozzobom lançou a licitação para vender o imóvel, mas ninguém apresentou proposta de compra
  • Em 2023, em novo leilão, a Construtora Jobim foi a única concorrente e pagou R$ 2,9 milhões pelo imóvel
  • Em 8 de dezembro do mesmo ano, o prédio, agora chamado de Maria com Amor, teve o projeto apresentado à comunidade e a obra iniciada.


Leia também:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inscrições para o concurso da prefeitura de Santa Maria iniciam nesta terça e outras 5 notícias Anterior

Inscrições para o concurso da prefeitura de Santa Maria iniciam nesta terça e outras 5 notícias

Luan Santana retorna a Santa Maria depois de oito anos; venda de ingressos começa nesta semana Próximo

Luan Santana retorna a Santa Maria depois de oito anos; venda de ingressos começa nesta semana

Geral