Trecho do Arroio Vacacaí-Mirim, no Bairro Km 3, passa por desassoreamento

Trecho do Arroio Vacacaí-Mirim, no Bairro Km 3, passa por desassoreamento

Foto: João Vilnei/Divulgação PMSM

As fortes chuvas registradas nos meses de abril e maio provocaram o aumento dos rios e arroios que banham o município de Santa Maria, o que fez com que uma grande quantidade de resíduos ficasse acumulada nas margens. Para resolver o problema, um trecho do Arroio Vacacaí-Mirim, entre a Vila Favarin e o loteamento Estação dos Ventos, no Bairro Km 3, passa por desassoreamento. 

A técnica é importante para manter o canal limpo e desobstruído e, assim, aumentar a vazão do fluxo de água, principalmente em períodos com grande precipitação de chuva.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, destaca que Santa Maria é um município construído sobre arroios e sangas. Com o aumento da urbanização ao longo dos anos, a perda de impermeabilidade do solo, acaba causados alagamentos em períodos de chuvas intensas. O Arroio Vacacaí-Mirim faz parte das bacias hidrográficas urbanas e rurais do município. 

— Estamos fazendo a limpeza do Arroio e o colocando novamente em seu lugar (eixo). Pois, com as fortes chuvas do final de abril e durante maio deste ano, muito material das sangas e outros arroios e córregos que ligam ao Vacacaí-Mirim acabaram trazendo todo tipo de material, sujeiras e resíduos. Assim, o trabalho de desassoreamento é para prevenir e garantir o máximo de segurança para as pessoas dessa região que não sofram com alagamentos. Também já realizamos e seguimos executando diversas obras para melhorar a drenagem pluvial em Santa Maria. Assim, evitamos problemas com alagamentos — explica o secretário.

Desde o início do mês de agosto, o serviço é realizado por uma equipe da secretaria, com apoio de uma empresa terceirizada. Uma escavadeira hidráulica é utilizada. O trabalho deve seguir pelas próximas semanas, até que as margens estejam totalmente limpas, conforme a condição climática permitir.

Foto: João Vilnei/Divulgação PMSM

Leia também



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

leitor@diariosm.com.br

O projeto Circo de Umbigo incentiva o uso das artes circenses a alunos da Quarta Colônia Anterior

O projeto Circo de Umbigo incentiva o uso das artes circenses a alunos da Quarta Colônia

Rompimento de tubulação da Corsan causa desabastecimento de água no Bairro Medianeira Próximo

Rompimento de tubulação da Corsan causa desabastecimento de água no Bairro Medianeira

Geral