Calourada reuniu 4,2 mil pessoas na segunda noite de festa na Gare

Foto: Laura Gomes (Diário)

A segunda noite de Calourada reuniu mais de 4,2 mil pessoas na Gare, segundo estimativa da Guarda Municipal e da Brigada Militar. Nesta terça-feira (12), três shows animaram o evento: DJ Marcela Lambertini, 50 Tons de Pretas e DJ Smith. Assim como nas outras edições, serviços gratuitos foram oferecidos e a segurança do local foi reforçada.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

– Nossa avaliação é a melhor possível. Na segunda-feira, apesar do público significativo, foram 8 mil pessoas que circularam neste ambiente, tudo transcorreu bem, não tivemos problema. Sempre nos preocupamos com segurança. Contamos com câmeras e revista na entrada, além da Guarda Municipal e da Brigada Militar circulando aqui dentro. Estamos satisfeitos, mas sempre pedimos para que as pessoas venham para cá com espírito de festa e alegria para podermos comemorar a nossa cidade universitária – afirma o vice-prefeito, Rodrigo Décimo.

O estudante Luigi Frare, 20 anos, relata que participou de outras edições da Calourada, em 2023. Nesta semana, ele pretende ir todas as noites na Gare para aproveitar as festas com os amigos. Na avaliação do estudante, a estrutura para receber o público está adequada. Além de área coberta, a Calourada também tem banheiros químicos, tendas de venda de alimentos e bebidas, e pontos gratuitos para hidratação com água.

– Achei muito boa a estrutura do evento, acho que é legal para os estudantes ter um evento assim, com bastante segurança. Vim na segunda-feira também, estou gostando bastante, mas acho que poderia ter mais variedade de atrações – conta Luigi.

A psicóloga Mariah Soares Machado, 25 anos, também concorda que poderiam ter mais atrações, principalmente, de Santa Maria. Com relação à estrutura, ela indica que as edições da Calourada vem ficando cada vez melhores nesse aspecto:

– Achei bem legal a distribuição do que ficou em cada lugar, os banheiros e as comidas e bebidas A cada ano, a prefeitura está melhorando a qualidade do evento, que sempre foi um evento do povo, acho correto resgatar isso. Gostei das atrações, mas acho que poderia ter mais atrações da cidade, como no ano passado. Os food trucks fora da Gare também eram bem legais porque incentivavam outros comerciantes a tirar uma renda nestes dias – relata Mariah.

Noite teve MPB, pop e funk

Os artistas que subiram no palco da Calourada na noite desta terça-feira (12) animaram o público com ritmos diferentes. Marcela Lambertini, uma das primeiras DJs trans da Região Central, abriu a programação musical por volta das 19h30min, com um set de pop e eletrônica. O show também contou com apresentação de dançarinas drags queens.

DJ Marcela LambertiniFoto: Laura Gomes (Diário)

Em seguida, a principal atração da noite, o duo de Porto Alegre, 50 Tons de Pretas, entregou um show com músicas autorais de samba e black music, além de hits da MPB. A banda, que existe desde 2017, é formada por Graziela Pires e Dejeane Arruée. A dupla já conhecia Santa Maria e ficou contente ao receber o convite para tocar na Calourada:

– É a nossa primeira vez nesse evento que se tornou o evento da cidade, democrático, de estudantes e da comunidade de Santa Maria. Ficamos super felizes ao sermos lembradas pelos estudantes. Trouxemos um show com bastante música preta brasileira – diz Dejeane.

Durante o show na Gare, o duo também apresentou reflexão para o público por meio das músicas. Esse, inclusive, é um dos objetivos da 50 Tons de Pretas:

– Desde o início, trouxemos o que chamamos de “a nossa verdade”. É o que vivemos e acreditamos. Nossa militância vem muito pela arte, tudo que vivenciamos, tanto de coisas boas, quanto de outras não tão boas, como racismo e machismo, trazemos para as nossas letras, em um tom sempre de um swing e um groove, para não perder o balanço. Mas, são músicas, realmente, de bastante reflexão, para pensarmos juntos e curtir também – declara Graziela.

50 Tons de Pretas subiram ao palco com bandeira de Marielle presenteFoto: Laura Gomes (Diário)

A psicóloga Mariah conheceu a banda e curtiu o som justamente por isso. Além de ir até a Gare para o show do DJ Smith, artista que ela acompanha na cidade, Mariah também queria ver, mais um vez, o show da 50 Tons de Pretas:

– Conheci a 50 Tons de Pretas ano passado em outro festival e gostei muito do trabalho delas. Fiquei feliz que fizeram o convite para elas virem. Acho que quanto mais atrações que representam o público, melhor. Quanto mais gente politizada e com música que tem mensagem também é melhor para se conscientizar, ver que o rolê tem a nossa cara, que levanta uma pauta, porque temos festa todos os anos na cidade. A Calourada é para celebrar a universidade e os jovens, então, nada melhor que atrações que queremos ver.

A noite foi encerrada pelo DJ Smith com muito funk para o público presente.

DJ SmithFoto: Laura Gomes (Diário)

Ocorrências e atendimentos

Neste segundo dia de festa, até o final do evento, uma ocorrência de posse de droga foi registrada e duas pessoas foram atendidas pela ambulância na Gare.

As festas na Gare

As festa começaram na última segunda (11) e seguem até quinta-feira (14). A programação tem início às 19h e termina às 00h, com shows locais e nacionais.

Programação

  • Quando – 11, 12, 13 e 14 de março
  • Onde – Gare
  • Horário – 19h às 00h
  • Entrada – Gratuita

Shows

Quarta-feira (13)

  • Maskavo
  • DJ VR3NO
  • DJ Palma

Quinta-feira (14)

  • Ana Piccoli
  • Batalha da Roraima
  • MC Justina Monteiro
  • DJ Grillo Beatz
  • Confira horários de ônibus, serviços e esquema de segurança das festas aqui

Cobertura da Calourada 2024 é no Diário

Grupo Diário está presente na Calourada com produção de conteúdos para as plataformas digitais, rádio, TV e impresso. Para ficar por dentro de tudo, confira aqui como acompanhar as transmissões.

cobertura da Calourada 2024 tem o apoio de: Ulbra Santa Maria, Claro, Oral Sin Implantes, CDL Santa Maria, CFC Ativa, Jetlar, Planalto Transportes. E a participação de Banrisul. A realização do evento é da Prefeitura de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFSM) e da Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Servidores técnico-administrativos da UFSM deflagram greve a partir desta quinta-feira e outras 5 notícias Anterior

Servidores técnico-administrativos da UFSM deflagram greve a partir desta quinta-feira e outras 5 notícias

Campus do Iffar em Santa Maria depende de negociação entre governo federal e Ulbra Próximo

Campus do Iffar em Santa Maria depende de negociação entre governo federal e Ulbra

Geral