“Parecia filme de terror”, conta mulher que ajudou no resgate de passageiros de ônibus que pegou fogo na RSC-287

Arianne Lima

“Parecia filme de terror”, conta mulher que ajudou no resgate de passageiros de ônibus que pegou fogo na RSC-287

Os detalhes sobre o acidente entre um ônibus com destino a Santa Maria e uma motocicleta na noite de sábado, no km 141, na RSC-287, em Linha Boa Vista, em Candelária ainda estão sendo apurados. Conforme informações dos Bombeiros Voluntários de Candelária, da Rota de Santa Maria e do Pelotão Rodoviário de Novo Cabrais, a motocicleta teria invadido a pista contrária, colidindo de frente com ônibus. O acidente resultou na morte do condutor da motocicleta, identificado como Eduardo Maciel, 18 anos.

Segundo uma moradora da localidade, que não quis se identificar, o acidente teria ocorrido após às 20h30min. Ao Diário, ela relata como foram os minutos que antecederam a colisão:

– Estávamos fazendo festa aqui em casa, quando vimos o motoqueiro vindo. De repente, ouvimos o barulho de uma pancada. Quando fomos ver, já estava pegando fogo.

Com o impacto, os veículos acabaram pegando fogo. A moradora conta que as primeiras ações foram de auxílio aos passageiros do ônibus, que vinha de Porto Alegre:

– Parecia um filme de terror. Tinha gente gritando. Ligamos para os Bombeiros. Eu dizia: ‘Pelo amor de Deus, tem gente no ônibus’. Alguns passageiros ainda estavam dentro do ônibus. Um estava tirando as malas e não viu que estava pegando fogo. Meu marido, afilhado e um monte de gente foram lá ajudar a trazer as coisas para rua. Graças a Deus conseguimos tirar tudo.

Após a evacuação, a maior parte dos passageiros permaneceu em um gramado em frente a uma indústria de colchões. A empresa Planalto encaminhou um ônibus reserva, que levou todos os passageiros para o destino final, em Santa Maria. No ônibus havia 22 passageiros, que não tiveram ferimentos.

O motorista de 39 anos, que ajudou na evacuação do veículo, ficou ferido em razão dos estilhaços do impacto e foi encaminhado pela ambulância da Rota de Santa Maria para o Hospital Candelária. O Diário tentou entrar em contato com o motorista via assessoria de comunicação da empresa Planalto, sendo informado que o funcionário está bem e teria recebido folga até o início de janeiro de 2023.

Atendimento

Há 14 anos, Arzelio Strassburger, 62 anos, atua no Bombeiros Voluntários de Candelária. Deste período, nove foram como comandante da corporação. Ele relata que não é a primeira vez que a equipe atende uma ocorrência do tipo, entretanto, chamou a atenção a violenta cena encontrada. Conforme Strassburger, foram utilizados 5,5 mil litros de água no controle do incêndio nos dois veiculos.

– O combate ao incêndio deu um pouco mais de 30 minutos. O restante, porque acompanhamos todo o levantamento, foi mais de três horas – afirma o comandante.

Após o controle do fogo, o trecho permaneceu bloqueado nos dois sentidos para que o Instituto Geral de Perícias (IGP) de Santa Cruz do Sul analisasse a cena. A pista foi liberada na madrugada do domingo (25).

Fotos: Bombeiros Voluntários de Candelária (Reprodução/Facebook)

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Papa Francisco revela que Bento XVI ‘está muito doente’ e pede orações Anterior

Papa Francisco revela que Bento XVI ‘está muito doente’ e pede orações

Empresa do Paraná oferece menor preço por mais de mil câmeras corporais para a Brigada Militar e a Polícia Civil Próximo

Empresa do Paraná oferece menor preço por mais de mil câmeras corporais para a Brigada Militar e a Polícia Civil

Geral