Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN 93,5 FM, Alexandre afirmou que os furtos estão acontecendo de forma reiterada desde o começo do mês de fevereiro, trazendo inúmeros prejuízos para a coletividade, pois até os fios de comunicação estão sendo furtados. Ele também afirma que compreende as motivações para que esses roubos aconteçam – desde problemas financeiros agravados pela pandemia ou pela questão da dependência química –, mas que se existe roubo, é porque há mercado para compra desses produtos.
Outro ponto reforça que a Guarda Municipal está ciente desses roubos. De acordo com o Chefe de Gabinete do Prefeito, as câmeras de segurança do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) perceberam esses furtos frequentes e já atuaram em outros momentos. Assim, mais roubos foram evitados, inclusive, contra a vida de outras pessoas.
A situação da corporação da Guarda Municipal, que no momento conta com 103 guardas efetivos, também foi mencionada:
– Com o atual quadro efetivo, fica muito difícil (que a Guarda Municipal esteja em todos os lugares). Estamos fazendo o que é possível. Fazemos o monitoramento de cerca de 80 escolas aqui e na região, mais de 40 unidades de saúde que sofrem com os constantes roubos de ar condicionado e investimos no aumento de dados de internet para receber os dados com maior rapidez. Temos diversos prédios públicos, praças e obras que pedem o nosso trabalho, entre diversas outras iniciativas.
Alexandre Lima afirma que é possível a identificação dos autores desses roubos. No momento, as investigações seguem com a Polícia Civil.
Fios de energia de 34 luminárias da Avenida Rio Branco são furtados