Na semana passada, após reunião realizada em Porto Alegre, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) chegou a confirmar que o campeão da Divisão de Acesso de 2023 teria o direito de disputar a Copa do Brasil de 2024, algo que é bem visto pelos participantes, pois rende um reforço aos cofres dos clubes. No entanto, a vontade da entidade máxima do futebol gaúcho esbarrou em regras impostas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a vaga foi negada.
O presidente do Inter-SM, Pedro Della Pasqua, não esconde que chegou a estar ainda mais motivado para buscar o acesso (somado a uma vaga na Copa do Brasil), mas que entende que a vontade da FGF não foi acatada pela CBF.
– Claro que foi uma ducha de água fria, mas a federação não tem culpa, pois tentou dar uma vaga para o campeão do Acesso. Mas, pelo entendimento do jurídico da CBF, o direito da classificação para a Copa do Brasil é de clube de primeira divisão. A FGF acabou derrotada por regras da CBF. Considero que são regras abstratas, que isso não está escrito em lugar nenhum. É a vontade da CBF – afirma o mandatário do Alvirrubro.
O dirigente complementa dizendo que a motivação segue a mesma e a direção do Inter-SM não trabalhará menos em preparação para a Divisão de Acesso deste ano.– Nós vamos trabalhar da mesma forma, nosso objetivo é buscar o acesso. Perdemos, digamos, o “extra”, mas o principal seguiremos buscando que é subir para a Série A.
A data provável para o começo da Divisão de Acesso é 16 de abril. O Inter-SM já anunciou 13 jogadores que estão vinculados ao clube. A maioria está disputando a Série A dos estaduais pelo Brasil e depois se apresentará no Estádio Presidente Vargas. O nome do técnico ainda não foi definido.