#maozinhaamiga

VÍDEO: Whatsapp aproxima voluntários e estudantes do Ensino Fundamental

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Nádia se tornou professora voluntária da pequena Isabéli

Uma vez por semana, uma ligação de vídeo por meio do Whatsapp ajudava a amenizar a saudade e as dificuldades de estar longe da escola. É que em meio à pandemia, um grupo de voluntários de Santa Maria topou encarar um desafio e embarcou no projeto #MãozinhaAmiga, que oferece, de graça, suporte pela internet para sete turmas da Escola Municipal Irmão Quintino.


Rede estadual de ensino retomará as aulas no dia 8 de março

A iniciativa foi criada pelo Sesc/RS, por meio do Programa Sesc de Voluntariado, e conta com 20 integrantes que acompanham 15 alunos do primeiro, terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental. Uma das voluntárias é a Nádia Cristina Mozzaquatro Soares, 46 anos, que acompanhou por um semestre a aluna Isabéli Nunes Venturini, 7 anos. 

- É uma vez por semana, tem um dia e horário que eu faço a ligação, e ela já está com as folhinhas que a professora deu durante a semana. Eu oriento e ajudo a corrigir - conta a voluntária.

Nádia começou a realizar trabalhos voluntários pouco antes da pandemia começar, depois que se aposentou da Polícia Rodoviária Federal. Com dois filhos adolescentes, ela resgatou da memória o que já havia ensinado a eles para auxiliar a pequena Isabéli, que está em processo de alfabetização. Além de ter ajudado a aluna a passar do primeiro para o segundo ano, as duas também se tornaram amigas.

- Foi um desafio muito gratificante. Eu só dei uma mãozinha no projeto Mãozinha Amiga e ganhei muito mais. É uma felicidade imensa no dia que vou ligar, é muito divertido. É saber que a gente está fazendo um pouquinho pelo outro e outro também um pouquinho pela gente - comenta. 

VÍDEO: após cair na piscina, criança sofreu paralisia cerebral. Família pede ajuda

Para Isabéli, mesmo com muita saudade de estar na sala de aula, os encontros com a "profe" Nádia são sempre sinônimo de aprendizado e alegria:

- Eu estou aprendendo bastante, já estou aprendendo a ler e a escrever não tanto, às vezes eu erro. Está sendo bem legal - afirma a menina. 

Por conta das férias escolares, o projeto está em pausa, mas volta assim que o ano letivo for retomado. Quem quiser seguir o exemplo de Nádia e contribuir com a iniciativa pode entrar em contato com o Sesc Santa Maria, pelo telefone (55) 3223-8137 ou no site www.sesc-rs.com.br/acaosocial/voluntariado. O único pré-requisito é querer ajudar outra pessoa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

ProUni oferta 162.022 bolsas na primeira seleção de 2021 Anterior

ProUni oferta 162.022 bolsas na primeira seleção de 2021

Defensoria da União entra com ação na Justiça Federal para adiar Enem Próximo

Defensoria da União entra com ação na Justiça Federal para adiar Enem

Educação