educação

VÍDEO: rainha da Inglaterra responde cartas de alunos de colégio de Santa Maria

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Resposta da rainha, que chegou na segunda-feira foi lida aos alunos nesta quarta

Os alunos do Colégio Marista Santa Maria foram surpreendidos, nesta quarta-feira, ao receberem uma carta da realeza britânica. Endereçada aos 86 estudantes das quatro turmas do 5º ano da instituição, a correspondência foi remetida pela moradora mais ilustre do Palácio de Buckingham: a rainha Elizabeth II, a monarca com o mais longo reinado na história da Inglaterra.  

Professores dão dicas sobre ciências humanas para o Enem

Tudo teve início há alguns meses, quando a professora Wilma Gehres, que leciona Língua Inglesa aos Anos Iniciais e ao Ensino Fundamental na escola, começou a trabalhar com os conteúdos da cultura do país do Reino Unido.

Veja mais no vídeo: 


- Os alunos foram questionando, e a gente percebeu o quanto eles ficaram interessados em conhecer a história e curiosidades de Londres e da realeza. No final, nós produzimos a carta, eles escreveram em inglês, eu editei e enviamos. Eles criaram uma expectativa muito grande em relação ao retorno. Todas as vezes que a gente comentava do assunto, eles perguntavam se tinha uma resposta - explica a professora.

UFSM é a 15ª universidade que mais produz ciência no Brasil

Ao todo, cada turma enviou uma carta em inglês à rainha, contando um pouco sobre a cultura brasileira, as rotinas do colégio, descrevendo que eles estavam estudando sobre a família real nas aulas. Além das cartas, que foram postadas no dia 12 de julho, os estudantes também mandaram cartões com desenhos produzidos por eles. A resposta chegou na última segunda-feira. Na quarta, a coordenação reuniu os alunos nos turnos da manhã e da tarde para dar a tão esperada notícia.

- Para a nossa surpresa, a rainha respondeu uma carta muito querida e amigável. É algo muito sensível. Isso não havia acontecido ainda aqui no colégio e estamos em êxtase com a aceitação por parte dela. E o único investimento que tivemos foi com o selo. Quando a gente pensa algo potente para a educação, não necessariamente vai ocorrer um investimento grande - relata a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais do colégio, Clarissa de Freitas Cáceres.

A RESPOSTA
A carta real veio com o timbre da realeza britânica e foi escrita no dia 23 de agosto por uma lady in-waiting, uma assistente pessoal da rainha. No texto, ela agradeceu, em nome de Elizabeth II, os cartões enviados e disse que ficou muito feliz com os materiais recebidos e pediu desculpas pela demora e por não enviar uma resposta para cada carta.  

- Eu pensava que a resposta seria escrita pelos professores, fiquei meio desconfiada. Mas amei a resposta, vou guardar numa caixinha. Quase me emocionei aqui - respondeu Marina Druzian Watthier, 10 anos.

A correspondência da realeza ainda veio com folderes explicativos sobre a troca de guarda, as joias da rainha e a história do palácio. Cada aluno recebeu uma cópia da carta e do conteúdo.

- Fiquei muito feliz, a gente pensava que ela não ia responder. Porque ela é muito famosa, tem muitos fãs. A gente pensava que ela respondia só as pessoas mais importantes - comentou Anna Paulla Paganotto, 11 anos.

Entre os alunos, uma coisa é certa: todos vão se empenhar em responder, novamente, a carta da rainha, na expectativa de um convite para um chazinho. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Capes libera mais de 3 mil novas bolsas de pós-graduação

Próximo

Estudantes da pós-graduação da UFSM protestam contra corte de bolsas

Educação