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Professores dão dicas sobre ciências humanas para o Enem

Primeira prova será realizada em 3 de novembro. Além da redação, ela abordará questões de linguagens e ciências humanas

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Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Com a proximidade das datas de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a preparação dos candidatos exige mais atenção com os pontos cruciais de cada área de conhecimento. A primeira prova será no dia 3 de novembro e vai incluir conteúdos de linguagens, ciências humanas e a tão temida redação.

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Para auxiliar os estudantes nesta reta final, o Diário ouviu professores de cursinhos preparatórios de Santa Maria, que repassaram dicas sobre os conteúdos que merecem maior atenção neste momento. Hoje, são publicados os principais tópicos que, segundo os professores Lucas Pettine, Jader Escobar e Josiana Radlich, do Totem Vestibulares, poderão cair na prova de ciências humanas.

A segunda prova do Enem será em 10 de novembro e vai incluir questões das áreas de ciências da natureza e de matemática.

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ATENDIMENTO ESPECIAL
Neste ano, o Enem vai disponibilizar atendimento especializado a mais de 50 mil participantes que manifestaram necessidades especiais para fazer o exame. O número equivale a 1% dos 5,1 milhões de inscritos. A informação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova. 

Entre os recursos oferecidos, estão apoio para pernas e pés, mesa para usuários de cadeira de rodas, salas de fácil acesso e prova impressa em braile. Para os participantes com baixa visão, as provas serão impressas com fontes caligráficas e imagens aumentadas. Os candidatos que apresentaram laudo, declaração ou parecer que comprovando a necessidade de tempo adicional poderão dispor de um acréscimo de 60 minutos para fazer as provas.

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Ciências Humanas

História

Idade Contemporânea 

  • Conflitos sociais e políticos com ênfase na História do Brasil e na formação cultural contemporânea. Entretanto, é preciso dar ênfase nos acontecimentos ocorridos na República Oligárquica e nas medidas políticas do período de governança varguista

Brasil Colônia 

  • Enfocando a formação sociocultural do Brasil e as questões envolvendo a escravidão e resistências

Brasil Império 

  • Formação política e econômica do Brasil Monárquico

Geografia 

Geografia agrária 

  • Atenção para a intensa mecanização da agricultura, que torna o campo cada vez mais dependente das indústrias e do setor financeiro, aumentando assim o custo e o preço dos produtos e com isso intensificando a fome e a desigualdade

Meio ambiente 

  • Lembrar do termo Desenvolvimento Sustentável, que consiste em desenvolver as gerações atuais sem comprometer as gerações futuras, envolvendo crescimento econômico, preservação ambiental e desenvolvimento social

Questões econômicas e globalização 

  • Processo de interdependência das economias em escala planetária, intensificando as trocas comerciais e o consumismo, aumentando assim a desigualdade social e a expansão das multinacionais. Além disso, promove o fim das culturas e das economias locais

Filosofia 

Ética e justiça 

  • Importância da relação entre ética e política na filosofia de Aristóteles, no pensamento de Habermas e nas relações democráticas

Natureza do conhecimento 

  • Diferença entre racionalismo e empirismo, conhecimento sobre o Método da Dúvida Cartesiano e as Teorias Empiristas de John Locke e David Hume, além de diferenciar o mundo sensível e inteligível em Platão

Democracia e cidadania 

  • O nascimento dos direitos de cidadania nas teorias dos filósofos contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau), a defesa do estado de direito na era iluminista e as relações e violações dessas noções na atualidade

Sociologia 

Mundos do trabalho 

  • Relação entre burguesia e proletariado, dentro do sistema capitalista em Marx. Modo de produção flexível no mundo globalizado

Ideologia 

  • Formas de pensamentos culturais e políticos, específicos de um grupo e sociedade

Cultura e indústria cultural 

  • A influência da mídia na transformação do pensamento e comportamento humano. O processo de aculturação da cultura tradicional gerado pela cultura globalizada (cultura de massa)


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