#souufsm

VÍDEO+FOTOS: em mateada na praça, estudantes da UFSM apresentam seus projetos à comunidade

da redação*


Foto: Janaína Wille (Diário)

Desde as 9h deste sábado, mais de 100 estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se reúnem na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, para apresentar à comunidade seus projetos de impacto na educação básica. A primeira Mateada #SouUFSM, conta com exposição de projetos, oficinas, atrações culturais e distribuição de água quente e erva-mate. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos.


Promovida pela Pró-Reitoria de Graduação e pelo Gabinete do Reitor, a mateada traz projetos realizados pelos grupos Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Residência Pedagógica e Programa de Educação Tutorial (PET). Os três são projetos que têm por finalidade auxiliar na formação de acadêmicos em diferentes áreas de atuação.

Conforme o pró-reitor adjunto de Graduação, Jerônimo Tybusch, a iniciativa busca aproximar ainda mais a Universidade da comunidade, pois muitas vezes a população não sabe o que é produzido dentro da instituição.

- A UFSM já atua com esses programas (Pibid, Residência Pedagósica e PET) há muito tempo, e eles impactam de uma forma muito forte na comunidade escolar de Santa Maria e região. É preciso que a gente mostre esse trabalho, dialogue com a comunidade. É mostrar como a educação superior pode ajudar na formação básica e interagir com as escolas - destaca Tybusch. 

ATIVIDADES LÚDICAS

O Pibid Pedagogia (foto ao lado) foi um dos grupos que esteve na praça para divulgar o projeto. Além de conversar com as pessoas, eles trouxeram brinquedos como bambolês, amarelinha, livros e desenhos para colorir que fizeram a alegria da criançada que aproveitou o sábado de sol para passear pelo centro da cidade.

A estudante do 1º semestre, Letícia da Rosa Silva, explica que essas atividades, além de divertirem, ajudam no desenvolvimento de diversas habilidades motoras e de raciocínio.

- Aplicamos atividades lúdicas que promovem a brincadeira na aprendizagem. Usar brincadeiras e jogos ajuda as crianças a aprenderem melhor. O Pibid nos insere nas escolas, para que possamos conhecer a realidade e também ajudar no ensino dos pequenos. Queremos muito continuar com o projeto. Os atuais cortes na educação já estão prejudicando a nossa ida às escolas, a produção de materiais, então estamos bem preocupados - relata a estudante.

AS AÇÕES

  • O Pibid fomenta a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de professores e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.
  • Já o Residência Pedagógica tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do estudante nas escolas de educação básica da região.
  • Por fim, o PET busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que vão além do ensino em sala de aula. 

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inscrições para o Fies do 2º semestre terminam nesta segunda Anterior

Inscrições para o Fies do 2º semestre terminam nesta segunda

UFN divulga listão de aprovados em Medicina e Odontologia Próximo

UFN divulga listão de aprovados em Medicina e Odontologia

Educação