tecnologia

UFSM lança novo site com mais acessibilidade e segurança

Michelli Taborda

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lançou, na semana passada, o novo site da instituição, que segue as diretrizes de portais ligados ao governo federal. A reformulação do site, conforme a UFSM, priorizou segurança e, principalmente, acessibilidade, com melhor distribuição de conteúdo e acesso mais ágil. Além disso, o novo modelo é responsivo, o que significa que ele é adaptável à visualização em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. 

ONG Engenheiros Sem Fronteiras seleciona voluntários para 6 projetos

Segundo o diretor do Centro de Processamento de Dados (CPD), Gustavo Chiapinotto, o desenvolvimento do novo layout começou a ser feito ainda no ano passado e contou com a participação de cerca de 20 pessoas, entre técnico-administrativos, professores e alunos de diferentes áreas. 

- Começamos com desenvolvimento da infraestrutura básica e, neste ano, o nosso foco foi no layout. Agora, o público externo tem mais facilidade em navegar pelo site, e os alunos e servidores ganharam espaços específicos para eles - comentou Chiapinotto.

Além do CPD, participam da migração o GT Sítio, que congrega servidores de diferentes setores da UFSM. 

Devido à mudança, está suspensa confecção de carteiras de identidade em Santa Maria

Neste primeiro momento, foram lançados o portal principal, os sites das pró-reitorias, Demapa, Derca, CPD, Gabinete do Reitor e Unidade Ipê Amarelo. Conforme o diretor do CPD, ainda restam 1.381 páginas para passar pela migração, que só deve ser finalizada em janeiro de 2019. Os responsáveis pelo processo entrarão em contato com cada unidade ou órgão para orientação sobre o trabalho.

- Nosso maior desafio foi trabalhar com áreas diferentes. A iniciativa atende, agora, a três grandes demandas: a acessibilidade, a segurança e a melhora na comunicação, por meio da padronização e da gestão tecnológica do espaço - considerou o diretor. Quem tiver dúvidas ou sugestões sobre o site, pode entrar em contato com o CPD pelo (55) 3220-8601.

Nesta terça-feira, o site da instituição estava fora do ar. Chiapinotto explica que o bloqueio ocorreu após uma tentativa de invasão em uma das páginas do site. O acesso deve ser normalizado em até 72 horas. Ele garante que a questão de segurança já foi resolvida.

O QUE MUDOU
Conforme a UFSM, a estrutura de distribuição de conteúdos foi repensada. As principais mudanças, segundo Chiapinotto, são o alto índice de acessibilidade, o sistema de busca no site e o gerenciamento das páginas hospedadas no site, que passou a ser unificado. Confira, abaixo, em detalhes, as novidades do site:

  • Cabeçalho: atalhos, botões para tradução da página, ferramenta de busca e links para redes sociais oficiais da UFSM.
  • Busca: sistema de busca foi aperfeiçoado, agilizando a procura por informações e utilizar filtros para personalizar a busca.
  • Menu horizontal: é a barra localizada logo abaixo do cabeçalho, onde é possível acessar os serviços prestados pela UFSM, ter acesso aos contatos das unidades, campi, órgãos e administração central, falar diretamente com a Ouvidoria, acessar a área internacional ou ainda navegar pelos sites que fazem parte do portal.
  • Área de estudantes: principais informações direcionadas aos estudantes. Podem ser encontrados atalhos para o Portal do Aluno, Moodle, bibliotecas, RU, Manual de Sobrevivência, horários de ônibus e calendário acadêmico. Também há a lista de notícias e os destaques de interesse dos alunos, além de uma área exclusiva para divulgação de oportunidades de bolsas.
  • Área de servidores: principais informações direcionadas aos servidores e técnico-administrativos da instituição. É possível ter acesso a portais como do RH, do professor, de projetos e de agendamento, ao Moodle, ao ponto eletrônico, ao Sigepe, à biblioteca, além de serviços como CPD, envio de notícias para o site, RU e calendário acadêmico. Nessa área também estarão as notícias direcionadas exclusivamente a servidores. Outra novidade é a criação de um banner exclusivo, com os destaques para esse público.
  • Menu vertical: Nesta área, é possível visitar toda a instituição. O menu apresenta informações institucionais, as formas de ingresso para estudar ou trabalhar na UFSM, além das áreas de Ensino (cursos oferecidos), Pesquisa (produção científica) e Extensão (serviços para a comunidade). Esta área também apresenta a estrutura com todos os setores da instituição e informações de transparência.
  • Área central: banners com os principais assuntos da UFSM e as campanhas institucionais. Abaixo, um menu rápido para os cursos oferecidos. Podem ser conferidas as notícias em destaque, uma área multimídia, utilidades mais acessadas e últimos eventos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Alunos da UFSM se reúnem para discutir cortes no orçamento para a educação Anterior

Alunos da UFSM se reúnem para discutir cortes no orçamento para a educação

Mulher é a primeira negra a concluir doutorado em educação na UFSM Próximo

Mulher é a primeira negra a concluir doutorado em educação na UFSM

Educação