prevenção

UFSM fecha Restaurante Universitário por causa do coronavírus

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Janaína Wille (Diário)

Depois de suspender as aulas e restringir o acesso ao campus, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) passa a adotar, a partir desta segunda-feira, mais uma medida para conter o avanço do coronavírus. Nesta segunda, o Restaurante Universitário (RU) serviu apenas marmitas aos estudantes no almoço, ação que vai repetir no jantar. A partir de terça-feira, porém, o restaurante estará totalmente fechado e os alunos que moram na Casa do Estudante (CEU) receberão uma bolsa auxílio para comprarem alimentos.


Coronavírus: veja os mercados que oferecem compras online e horários exclusivos a grupo de riscos

Essa medida foi tomada porque um novo decreto da prefeitura diz que "restaurantes, bares com alimentação e lancherias somente podem realizar entrega em domicílio (tele-entrega) ou para retirada no local sendo vedado o consumo no local do estabelecimento". O pró-reitor de Assuntos Estudantis (Prae) da UFSM, Clayton Hillig, explica que a instituição não tem estrutura para fazer a entrega dos alimentos em forma de marmita, por isso, a solução foi oferecer dinheiro aos estudantes que moram na Casa do Estudante e não conseguiram voltar para os municípios de origem.

- Hoje, no almoço, já esgotou a remessa de recipientes de marmita que tínhamos, então fica inviável seguirmos com isso. Também nos preocupamos com os profissionais que trabalham aqui, por isso, a melhor solução foi o fechamento do restaurante até que a quarentena chegue ao fim e as aulas voltem - afirma Hillig.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Janaína Wille (Diário)

Os estudantes com Benefício Socioeconômico (BSE) receberam um ficha cadastral para ser entregue na secretaria do RU. Assim que a ordem de serviço for aprovada, o que deve acontecer entre hoje e amanhã, Hillig estima que o valor esteja disponível em até 48 horas nas contas dos alunos. O valor será de R$ 250 por mês.

Ainda na semana passada, a Prae já havia disponibilizado bolsas de auxilio para os moradores da Casa do Estudante voltarem para seus municípios de origem. Conforme o pró-reitor, cerca de 300 alunos ainda permanecem na CEU II (no campus) e outros 50 na CEU I (no Centro). 

Na CEU II, foi montado um espaço para os estudantes que apresentarem sintomas ficarem em isolamento. Até agora, de acordo com Hillig, uma pessoa apresentou os sintomas do COVID-19 e está em isolamento no local. Essa pessoa não viajou ou teve contato direto com pessoas já diagnosticadas com o coronavírus, mas, como é possível que haja casos de transmissão comunitária, a instituição vai monitorar todos que tiverem sintomas.

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Justiça suspende parte da lei sobre previdência dos servidores estaduais Anterior

Justiça suspende parte da lei sobre previdência dos servidores estaduais

Próximo

Por causa do coronavírus, prazo para efetivação do contrato do Fies é prorrogado por 30 dias

Educação