educação

UFSM oferta de graça cursos de chinês, cultura chinesa e medicina tradicional chinesa

Uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade Normal de Hebei, da China, vai ofertar gratuitamente três cursos para estudantes de Santa Maria e de outras regiões do Estado - todos de forma virtual. As aulas de chinês, cultura chinesa e medicina tradicional chinesa serão ministradas por professores nativos da Província de Hebei. As inscrições estão abertas e encerram no dia 3 de março.

Centenário está com inscrições abertas para graduação com bolsas de 50%

Conforme o coordenador da Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM, Érico Flores, essa iniciativa é inédita no Estado:

- Hoje as universidades chinesas estão entre as melhores do mundo, sem contar que o país tem uma grande potência tecnológica e econômica. Por isso, é tão importante nos aproximarmos da China e esses cursos ofertados de graça aos alunos são uma oportunidade - explica Flores.

Do total de vagas, 50% delas são reservadas a alunos e servidores da UFSM e o restante é ofertado para outras instituições, como Universidade Franciscana (UFN), Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma), Instituto Farroupilha (IFF), Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Quem tem vínculo com a UFSM, deve se inscrever pelo e-mail [email protected]?, com todos os documentos necessários em anexo (a lista está disponível no edital em www.ufsm.br/editais). Os demais devem entrar em contato com suas instituições.

CURSOS
O curso de Chinês nível 1 terá duas turmas: nas segundas e quartas, das 8h30min às 10h30min, ministradas em português; e nas terças e quintas, das 8h30min às 10h30min, ministradas em inglês. Cada turma terá 30 vagas, sendo dessas 60 vagas totais, 26 destinadas a candidatos da UFSM e o restante para outras universidades. A carga horária é de 45 horas, com aulas duas vezes por semana, entre os meses de março e junho.

Inscrições para o Sisu serão de 6 a 9 de abril

O curso de Introdução à Cultura Chinesa terá uma turma ministrada em português, nas quartas e sextas, das 19h às 21h, com 50 vagas, sendo 20 delas destinadas a candidatos da UFSM e o restante para outras universidades. O intuito é capacitar o aluno a conhecer os elementos básicos da cultura chinesa, tais como: história, religiões, pintura e caligrafia, cerimônia de chá, a história dos caracteres chineses, Taiji e Kung Fu, comida chinesa, roupas, filmes, literatura, etiqueta social, relações sino-brasil, entre outros. A carga horária é de 30 horas, com aulas duas vezes por semana entre os meses de março e maio.

O curso de Introdução à Medicina Tradicional Chinesa (MTC) contará com duas turmas ministradas em inglês: turma A nas segundas, das 20h às 22h, e nas quintas, das 8h30min às 10h30min; turma B nas terças e quintas das 20h às 22h. Serão ofertadas 60 vagas ao total, sendo 26 delas reservadas para candidatos da UFSM e o restante para outras instituições. O curso auxilia alunos sem um conhecimento prévio a respeito da cultura do país a compreender melhor a medicina chinesa. O objetivo é abordar as origens, características e cultura da MTC, a teoria do yin-yang, acupuntura, diagnóstico, aplicação na vida diária, entre outros. A carga horária é de 45 horas, com aulas duas vezes por semana entre os meses de março e junho.

Ao final dos cursos, todos oferecem certificado, mediante a presença mínima de 80% das aulas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Editora UFSM chega a 100 e-books publicados

Próximo

Centenário está com inscrições abertas para graduação com bolsas de 50%

Educação