Foto: Nathália Schneider (Diário)
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria Estadual de Inovação Ciência e Tecnologia (Sict), divulgou na segunda-feira (21) os nomes dos agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2023, selecionados com a participação do comitê de assessores científicos da Fapergs e do comitê especial.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A lista dos premiados inclui três professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): Anselmo Peres Alós (do Departamento de Letras Vernáculas), na categoria Artes, Letras e Linguísticas; Maria Rosa Chitolina (do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular), na categoria Ciências Biológicas; Leandro Michels (do Departamento de Processamento de Energia Elétrica), na categoria Pesquisador na Empresa.
Com o tema “Ciência e inovação: alicerces do futuro”, o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2023 tem como objetivo reconhecer o trabalho de pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público, industrial, empresarial e na área de comunicação. O prêmio incentiva a cultura da inovação nas cadeias produtivas e a integração entre governo, comunidade científica e meio empresarial para a geração de melhorias à sociedade gaúcha.
A premiação será entregue no dia 31 de outubro, às 18h30min, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
Na categoria Pesquisador Destaque, que reconhece o trabalho de pesquisadores na pesquisa científica, nas suas áreas do conhecimento, a premiação tem agraciados em nove áreas: Artes, Letras e Linguística; Arquitetura, Urbanismo e Design; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Economia e Administração; Ciências da Saúde; Educação; Engenharias; e Geociências.
A premiação também reconhece as seguintes categorias em nível de graduação, do ambiente empresarial e do setor público: Jovem Pesquisador; Startup Inovadora; Pesquisador na Empresa; Pesquisador no Setor Público; e Profissional de Comunicação da Área de Ciência e Inovação Tecnológica.
Nesta edição, será realizada a entrega da Medalha Sylvio Torres (que leva o nome do médico veterinário, pesquisador e um dos fundadores da Fapergs), ao pesquisador que tenha contribuído, em sua área de conhecimento, para o progresso da ciência. Considerada a distinção de maior relevância da Fapergs, a Medalha Sylvio Torres é concedida bienalmente.
O evento também terá o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, que chega à sua quinta edição, reconhecendo estudantes de escolas públicas que conquistaram medalhas e menções honrosas em eventos de conhecimento nacionais e internacionais, estimulando a cultura da ciência e a carreira científica dos futuros profissionais.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapergs.