Trânsito, espera, chuva e redação: como foi a tarde de prova do Vestibular da UFSM

Trânsito, espera, chuva e redação: como foi a tarde de prova do Vestibular da UFSM

Foto: Nathália Schneider (Diário)




*Colaboraram Arianne Lima, Bernardo Abbad, Bibiana Pinheiro, Caroline Souza, Gilberto Ferreira, Letícia Klusener, Luis Gustavo Santos, Mateus Ferreira e Rogério Kerber


O fim de semana foi marcado por calor, chuva, ventos e provas do Vestibular de Verão 2024 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para aproximadamente 14 mil candidatos. Na tarde deste domingo (14), os alunos realizaram a etapa 3, que continha 40 questões e a temida redação. Por isso, teve duas horas a mais de duração, com início às 13h30min e fim às 18h30min.


Segundo a UFSM, a taxa de abstenção do Vestibular de Verão 2024 foi de 15,19%. Além de Santa Maria, as provas do Vestibular também foram realizadas em Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira da Missões; e ainda em Curitiba (PR) e Florianópolis (SC). 


No sábado, ocorreram as provas do Processo Seletivo Seriado (PSS) e do Vestibular. Segundo o pró-reitor de Graduação da UFSM, Jerônimo Tybusch, o número de abstenções do PSS ficou em 14,2%, e do Vestibular, em 13,63%.



Na segunda-feira (15), deve ser divulgado o gabarito preliminar do vestibular e também o número atualizado de candidatos que realizaram as provas.

Após o encerramento da prova 2, pela manhã, candidatos e familiares aproveitaram o intervalo de almoço para sair do campus e ir até restaurantes do Bairro Camobi, como por exemplo, no Restaurante Due Fratelli, no Centro Comercial Dois Irmãos, que abriu às 10h30min. Até o meio-dia, mais de mil refeições haviam sido servidas. O trânsito no retorno para o campus foi considerado tranquilo, sem filas.


Já quem ficou pelo campus aproveitou as sombras das árvores durante o intervalo. Foi o caso da vestibulanda Bianca Honeff, de 18 anos, de Agudo, estudante do Totem. Ela deseja cursar Direito diurno e avaliou como foram as duas primeiras provas. Já sobre a prova 3, afirmou que sua estratégia foi iniciar pela redação.


– Achei a prova 2 mais desafiadora. O tema foi interessante e está em alta.


Inicio da prova

Foto: Nathália Schneider (Diário)


Exatamente 13h30min, os portões foram fechados. Enquanto os alunos estavam dentro das salas, os familiares aguardavam na sombra. Foi o caso da Marciele e do Carlos, pais da Júlia, que realizou as provas para Engenharia da Computação. Eles vieram de Alegrete.


– Na primeira prova ela estava muito tranquila, já na segunda prova ela saiu um pouco mais incomodada. Ela ficou bastante apreensiva para a terceira prova, por causa da redação.


Carlos contou que é natural de Santa Maria, mas mora em Alegrete há 11 anos e conhecia o campus. Ele elogiou a estrutura e afirmou que a receptividade por todos no campus de Camobi foi positiva.


Avaliação e projeção da lista de aprovados

Durante a transmissão do Diário, o reitor da UFSM, Luciano Schuch, afirmou que a retomada do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS) é importante também para movimentar o comércio da cidade:


– Ao somente falar do vestibular, automaticamente se faz uma propaganda gratuita sobre Santa Maria. Muitas pessoas não conheciam a universidade e não sabiam do tamanho do campus. Quando as pessoas chegam aqui e conhecem com seus próprios olhos, elas se surpreendem positivamente. Essa é a UFSM que queremos mostrar para as pessoas.


A avaliação tem sido bastante positiva. Tanto da organização das provas, quanto dos temas abordados. Segundo o reitor, todos os assuntos nos exames foram de alto nível. Além disso, o índice de abstenção está dentro do esperado, segundo Schuch.


– Estamos muito felizes com a realização do Vestibular e do PSS. É muito bom ver essa movimentação, o campus lotado e as pessoas conhecendo a UFSM.


Na sequência, o reitor da Pró-Reitoria de Graduação, Jerônimo Siqueira Tybusch, fez uma análise dos dois dias de provas:


– Uma avaliação positiva. Conseguimos atingir uma região de abrangência muito grande, com candidatos de 11 municípios vizinhos que vieram realizar provas. Tivemos provas aplicadas em outros campi e fora do Estado. O movimento foi bastante intenso, pois 6.957 automóveis circularam pela manhã no campus. Foi um evento que nos trouxe ideias, para aperfeiçoar o processo e já projetar o próximo.


Segundo Tybush, a projeção é que a divulgação da listão de aprovados seja a partir da segunda quinzena de fevereiro.


Tema da terceira prova e da redação

Tanto o tema da terceira prova quanto a redação foram divulgados em entrevista coletiva, que ocorreu às 15h. Enquanto o assunto da prova 1 foram os pets e da prova 2 foi a Amazônia, o tema da terceira prova foi diversidade cultural.  



– Vivemos em um país continental e com uma diversidade imensa. Nós, como universidade, somos diversos também, não somente nos processos seletivos, mas também nos povos que recebemos anualmente aqui – afirmou Tybusch.


tema da redação também foi divulgado em coletiva de imprensa no campus, em Camobi. No último dia de provas, os estudantes precisaram escrever uma carta aberta sobre "apropriação cultural". O assunto da redação foi diretamente ligado ao tema geral da terceira e última prova: "diversidade cultural". 


– O tema visa explorar a percepção de que no, Brasil nós somos mesclados por diversidades culturais, mas é preciso que haja o reconhecimento e respeito pela origem dessas culturas. E se isso for feito de maneira irresponsável pode ser apropriação, o que é muito negativo – explicou Tybusch.



Saída é marcada pela chuva e avaliação das provas

Foto: Nathália Schneider (Diário)


Após uma manhã quente e abafada, com desconforto térmico que chegou a 42,8º C no campus, a chuva chegou em Santa Maria na tarde deste domingo, acompanhada por ventos fortes. Enquanto alguns alunos reencontravam seus familiares e iam embora do campus, outros buscaram abrigo, esperando a chuva passar. Foi o caso do estudante Manassês Lopes, 17 anos, morador de Silveira Martins. Ele deseja ingressar para o curso de Enfermagem:


– Achei a primeira prova tranquila. Mas achei as provas deste domingo mais complexas e longas, sem contar com a redação. Foram provas mais cansativas. Mas eu gostei, foi uma prova que eu tive prazer em fazer. 


Como mora próximo de Santa Maria, Manassês relatou que sempre visita a UFSM quando passa pela cidade. Por isso, tem como objetivo estudar no Coração do Rio Grande:


 – Gosto da energia daqui, acho as pessoas amistosas e animadas. 


Já a aluna do Totem Laura Kramer, 17 anos, realizou as provas para Medicina, que possui a maior concorrência deste vestibular. Para ela, interligar os conteúdos facilitou a sua forma de interpretar as questões:


– Se você não conhecia o conteúdo por inteiro, acredito que essa forma de distribuir o tema auxiliou bastante. Achei a prova de física mais complexa, pois não tenho tanta afinidade com a disciplina.


Ao apresentador Rogério Kerber, o diretor do Totem Vestibulares, Jader Escobar, avaliou de forma positiva os temas abordados:


– Acho que a universidade está de parabéns pelo retorno do vestibular. Depois de 10 anos sem o vestibular, voltar a estruturar todo esse processo, que eu sei que não é fácil, dá esperança para novos processos dos próximos anos.


Em relação à temática abordada na terceira prova, o professor Jader acredita que o assunto é atual e faz parte do dia a dia dos jovens.


Ocorrências

Foto: Nathália Schneider (Diário)


Eram três vias de acesso ao campus: a estrada Silvio Schirmer (tradicionalmente conhecida como Estrada de Pains), pela Avenida Roraima e pela Rua 5 de Março. O capitão do Comando Rodoviário da Brigada Militar, capitão Tiago Nunes, confirmou que o único acidente foi na manhã deste domingo, quando um carro e uma motocicleta colidiram, na RSC-287, Faixa Nova de Camobi.


– O balanço do vestibular é positivo. Foram mais de 15 mil veículos que entraram durante os dois dias no campus de Santa Maria e contabilizamos somente um acidente, sem gravidade. A moça iria realizar a prova como treineira. Por isso, nenhum vestibulando se atrasou para a prova em decorrência de algum acidente – afirma.


Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM divulga gabarito preliminar do Vestibular e PSS 1; confira Anterior

UFSM divulga gabarito preliminar do Vestibular e PSS 1; confira

Professores do Totem Vestibulares e alunos avaliam as provas do Vestibular da UFSM 2024 Próximo

Professores do Totem Vestibulares e alunos avaliam as provas do Vestibular da UFSM 2024

Educação