
Deni Zolin

Novidade em 2024, o Processo Seletivo Seriado (PSS) da UFSM teve a primeira parte da prova realizada neste sábado (14) em Santa Maria e em mais 11 cidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. No Coração do Rio Grande, o exame foi aplicado na Universidade Franciscana (UFN).
- Confira como foi o primeiro dia de Vestibular da UFSM 2024
- Animais de estimação são o tema do primeiro dia de provas do Vestibular e do PSS da UFSM; confira o número de abstenções
Ao todo, 3 mil estudantes se inscreveram para o PSS1. O índice geral de abstenção, conforme a pró-reitoria de Graduação da UFSM, foi de 14,2%.
Como funciona
Mas, afinal, como funciona o PSS? Semelhante ao antigo Peies, ele é dividido em três etapas, de acordo com o nível do candidato: 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio. Ou seja: realizaram a prova deste sábado apenas os alunos que estão no 1° ano.
O candidato será avaliado em três etapas consecutivas, ao final de cada ano do Ensino Médio. Após a implementação completa (PSS1 + PSS2 + PSS3) e com o efetivo ingresso, o PSS representará 40% do total de vagas anuais para os cursos de graduação, em 2026.
A partir de 2025, haverá PSS1 e PSS2 e, finalmente, após três anos, ocorrerá o PSS1, o PSS2 e o PSS3.
A projeção é que o processo ocorra uma vez ao ano, de forma simultânea ao vestibular, como nesta edição de 2024.
A escolha do curso será feita pelo candidato no último ano.