pesquisa

Setor de Turismo deve demorar sete anos para superar impactos da pandemia, aponta pesquisa

Desde que o isolamento social virou uma das recomendações sanitárias, em todo o mundo, para a prevenção contra transmissão do novo coronavírus, o setor de turismo sentiu os impactos oriundos da diminuição de viagens e hospedagens.

Butantan entrega 2 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o impacto da Covid-19, é tão grande que a recuperação do cenário no segmento pode levar entre cinco e sete anos. Existem diversos tipos de turismo como cultural, de negócios, sustentável e interno. Destes, o segmento cultural foi o mais impactado na pandemia da Covid-19, segundo a pesquisa Turismo sustentável: Impactos da crise no setor do turismo cultural.

Realizado pela embaixada da França no Brasil, em parceria com o Consulado da França em Recife e as Alianças Francesas de Salvador, Recife e Fortaleza, o levantamento apontou que 70% dos profissionais e das empresas que trabalham com turismo não se sentem preparados para atravessar o momento desafiador.

Como possíveis soluções, gestores de turismo ouvidos pela pesquisa apontaram: criação de editais específicos para o segmento com apoio do poder público; créditos para adequação das condições do setor para os novos protocolos de segurança e maior capacitação dos profissionais do trade turístico.

- Os profissionais que trabalham com turismo falam na recuperação ao longo de 2021, mas quase 22% acham que será ao longo de 2022. Com esse novo contexto, algumas atividades modificaram o setor de turismo e as vendas on-line vieram como estratégia de reconfiguração - explica o professor Adriano Sampaio, coordenador do Grupo LOGOS - Comunicação Estratégica, Marca e Cultura, responsável pela pesquisa.

Retorno das aulas estaduais tem baixa adesão de alunos em Santa Maria

A aposta para o reaquecimento do setor turístico no Brasil é o turismo interno. Em 2019, 96% das viagens foram feitas no próprio país e sua continuidade é bem-vista pelos profissionais do ramo. Nesse cenário, o turismo sustentável, que se destaca muito no Brasil, é a aposta do segmento para o pós-pandemia.

*Com informações da Agência Educa Mais Brasil

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Em assembleia, professores da rede municipal decidem não voltar com aulas presenciais

VÍDEO+FOTOS: Retorno das aulas estaduais tem baixa adesão de alunos em Santa Maria Próximo

VÍDEO+FOTOS: Retorno das aulas estaduais tem baixa adesão de alunos em Santa Maria

Educação