online

Seduc lança plataformas de leitura para alunos e professores estaduais

18.398

Em uma live na tarde desta terça-feira, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) anunciou o lançamento de duas plataformas de leitura para alunos e professores de escolas do Estado. Uma delas é a Elefante Letrado, voltada a estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Já a segunda se chama Árvore e é destinada para aqueles que estão nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A ação tem investimento de R$ 32,5 milhões.

Conforme o secretário de Educação, Faisal Karam, a iniciativa busca oportunizar que alunos e professores tenham acesso a uma melhor qualidade no ensino por meio de plataformas. Já o governador Eduardo Leite reforçou a importância da educação para transformar a realidade e na disseminação de boas práticas sanitárias e de saúde. 

Em entrevista à TV Diário, secretária de Educação fala sobre projeto de aulas para televisão

Ambas plataformas garantem o acesso a milhares de livros, além de fornecer relatórios de desempenho dos estudantes aos professores. Na Elefante Letrado, os educadores têm acesso a áudios das leituras dos pequenos. Já a Árvore pode ser acessada mesmo por aqueles sem acesso à internet.

ELEFANTE LETRADO
Elefante Letrado é uma plataforma digital de leitura para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que disponibiliza um acervo literário e oferece estratégias que criam e desenvolvem o hábito de leitura nas crianças, impactando positivamente o seu desenvolvimento. Além disso, a ferramenta disponibiliza relatórios que fornecem dados sobre o aprendizado, auxiliando professores e gestores a promover a leitura e compreensão leitora. São 560 livros em português, 174 autores de 22 diferentes tipos de gêneros textuais e mais de 400 obras em Inglês. 

'Descubra em Rede' fará mais de 200 lives para apresentar UFSM a novos alunos

ÁRVORE
A plataforma Árvore disponibiliza mais de 36 mil livros de forma gamificada, que oferece para crianças e jovens uma forma ainda mais divertida para desenvolver habilidades e repertório de leitura. Além disso, a ferramenta oferece recursos de apoio ao educador para ajudar nas intervenções com os alunos. 

Dentro do mesmo projeto, está a Árvore Atualidades. A cada semana, são publicados seis novos conteúdos de atualidades contemplando temas como Brasil, ciência e tecnologia, comportamento e muito mais para professores das mais diversas disciplinas trabalharem. O conteúdo é acompanhado de sequências didáticas alinhadas à BNCC, que permitem aos alunos refletir a respeito dos textos e desenvolver o senso crítico. 

*Com informações da Secretaria Estadual de Educação

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fundação Getúlio Vargas oferece cursos gratuitos de curta duração Anterior

Fundação Getúlio Vargas oferece cursos gratuitos de curta duração

Novo decreto permitirá que escolas funcionem mesmo em regiões com bandeira vermelha Próximo

Novo decreto permitirá que escolas funcionem mesmo em regiões com bandeira vermelha

Educação