santa maria

Em entrevista à TV Diário, secretária de Educação fala sobre projeto de aulas para televisão

Lúcia Madruga também comentou sobre o ano letivo na rede municipal de ensino e as aulas remotas e presenciais

18.398
Foto: Foto: reprodução
Professores gravam aulas que serão transmitidas pela TV Câmara

Foto: reprodução
Professores gravam aulas que serão transmitidas pela TV Câmara

Desde o início da pandemia da Covid-19 e a consequente suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino, professores de todos os níveis buscam alternativas para levar o conteúdo pedagógico até os estudantes, de forma remota. Em Santa Maria, o projeto Educação em Cena chegará até as casas dos alunos da rede municipal por meio da televisão. Uma parceria com a TV Câmara permitirá apresentar o material didático em programas diários.

'Descubra em Rede' fará mais de 200 lives para apresentar UFSM a novos alunos

Segundo a secretária de Educação, Lúcia Madruga, a iniciativa tem por objetivo atingir todas as famílias, principalmente aquelas com dificuldade de acesso à internet e aos conteúdos repassados pelo ensino remoto.

Os programas são gravados na própria sede da Smed, onde um espaço foi adaptado. Cerca de 20 professores participam do projeto, que abrange todas as escolas da rede municipal, com aulas e histórias para turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O conteúdo vai ao ar de segunda a sexta-feira, na TV Câmara.

- A proposta surgiu dos próprios professores. Para que fosse efetivado, buscamos parcerias, como a TV Câmara e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e formas de produzir os programas. Tem sido desafiador e muito gratificante ver o resultado de todo o trabalho e do investimento feito - explica Lúcia.

Reitor demonstra preocupação com setor de limpeza em caso de retorno de atividades na UFSM

AULAS REMOTAS
Em entrevista ao programa Direto da Redação, da TV Diário, a secretária Lúcia Madruga conversou sobre a retomada gradual das atividades presenciais nas instituições de ensino da cidade. Por enquanto, já está autorizada a abertura ao público das escolas de Educação Infantil da rede privada. Além disso, o decreto municipal 241 permite a realização de plantões pedagógicos e atividades híbridas em alguns níveis de ensino. 

As medidas não valem para a rede municipal, que seguirá com atividades remotas, conforme Lúcia. A justificativa, segundo a secretária, é a necessidade de elaboração dos planos de contingenciamento de cada escola.

- O ano letivo está previsto para terminar em 23 de dezembro. E não há previsão de que as escolas municipais voltem às atividades presenciais ainda neste ano. Nossos esforços, agora, estão voltados para o planejamento de 2021 - afirma.

A expectativa para o próximo ano letivo, que na rede municipal terá início em fevereiro, é que o ensino seja híbrido - com aulas presenciais e ensino remoto.

COMO ASSISTIR:

Todo o conteúdo produzido para o Educação em Cena poderá ser acompanhado pelos seguintes canais:

Transmissões

  • Quando - Segundas, quartas e sextas-feiras, pela TV Câmara (canal 18.2)
  • Horários - Educação de Jovens e Adultos (EJA) etapa 4, às 7h30min; aulas para o 9º ano, às 7h55min; para o 6º ano, às 8h20min; e um bloco pedagógico, às 8h40min. À tarde, a partir das 13h30min, as aulas são para a Educação Infantil

Reprises  


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190