No primeiro dia, 5º Espaço Educar e Empreender reúne grande público em Santa Maria

No primeiro dia, 5º Espaço Educar e Empreender reúne grande público em Santa Maria

Fotos: Beto Albert (Diário)

Na busca por proporcionar novas trocas de experiências e conhecimentos, Santa Maria recebe o 5º Espaço Educar e Empreender. O evento promovido pela Secretaria Municipal da Educação começou na manhã desta quinta-feira (26), reunindo grande público no Park Hotel Morotin. A programação segue até o sábado (28). 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Nos próximos dias, docentes e estudantes das redes de ensino municipal, estadual e federal, além de representantes de instituições convidadas e visitantes terão acesso a feiras, mostras, seminários e fóruns educacionais. 

Trabalhos

O primeiro dia do 5º Educar e Empreender foi dedicado aos professores. No estande da Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (Emai), projetos criados pelos alunos chamavam a atenção do público, que era recebido pela diretora da instituição, Cleone Martins, o professor de eletricidade, Sergio Costa e o professor de metalurgia, Ricardo Neumaier. 

Neste ano, a Emai, que tem atualmente 250 alunos matriculados, inscreveu oito trabalhos no evento. Entre eles, está o Sistema Arduino Inteligente de nível de água e desligamento elétrico residencial. O projeto foi desenvolvido por Leonardo Fontana, Lidiane Trindade, Manuela Lindner, Maria Clara Mesquita, Alex Sander de Souza, Thaise Tonetto, Diego Goulart e Sergio Renato Costa e será defendido na 8ª Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade.

A solução encontrada pelos alunos é motivo de orgulho para Cleone. Conforme ela, os alunos começaram a produzir o sistema em maio, após as enchentes que atingiram todo o Rio Grande do Sul. 

 

– O Educar e Empreender é um evento muito importante, porque os alunos podem apresentar as atividades que desenvolvem nas escolas. Temos trabalhos riquíssimos aqui no estande, como esse que tem foco no desligamento de toda a energia residencial no caso de uma enchente – comenta a diretora do Emai. 

A secretária de Educação, Gisele Bauer, estima que 7 mil pessoas passem pelo Espaço Educar e Empreender nos próximos dias. Além disso, mais de 2 mil pessoas estão inscritas nesta edição e 223 trabalhos devem ser apresentados. Ao Diário, ela falou sobre a importância do evento:

– Vivemos neste momento muitas tragédias ambientais e uma crise climática que nos provoca a pensar em educação no trabalho colaborativo. Então, toda a vez que temos a oportunidade de reunir educadores, estudantes e parceiros, precisamos usá-la para pensar em melhores soluções para toda a comunidade. Então, o grande ganho deste evento é a aprendizagem e o trabalho colaborativo.  

No ano passado, o evento recebeu cerca de 7 mil pessoas nos três dias, registrando mais de 1,3 mil participantes inscritos, 224 submissões de trabalhos e a presença de 82 escolas da Rede Municipal. 

Novidades

Além de receber trabalhos de escolas estaduais, federais e privadas, o Espaço Educar e Empreender tem mais uma novidade este ano: o Prêmio Professora Inspira+Ação. A iniciativa premiará educadoras da Rede Municipal de Ensino que realizam trabalhos significativos nas instituições em que atuam.  

Para chegar a esses nomes, a Secretaria da Educação solicitou a indicação das profissionais para as escolas municipais. Ao todo, 31 professoras concorrem ao prêmio, que terá votação popular. 

A votação pode ser realizada pelo formulário disponibilizado pelo evento, que também contém relatos de funcionárias, alunos e outras autoridades sobre cada uma das profissionais. O prazo para a escolha das homenageadas vai até meio-dia de sábado (28). 

As votações podem ser realizadas até o meio-dia do dia 28 de setembro. No período da tarde, as professoras mais votadas em cada categoria serão homenageadas com troféu e presente surpresa.

Participe

5º Espaço Educar e Empreender

  • Quando – Quinta (26), sexta (27) e sábado (28), das 8h às 21h (dias 26 e 27) e das 8h às 17h (dia 28)
  • Onde – No Centro de Eventos do Park Hotel Morotin, RSC-287 (Faixa Nova de Camobi), 1981,  Bairro Camobi
    Público – Docentes da Rede Municipal, servidores da Educação, docentes e estudantes das redes de ensino municipal, estadual e federal, além de instituições convidadas e visitantes
  • Confira aqui a programação completa do evento. 

Atividades contempladas pelo evento

  • 9º Salão de Práticas Pedagógicas da Rede Municipal de Ensino
  • 9º Seminário de Práticas Pedagógicas da EJA
  •  8º Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade
  • 5ª Feira Municipal de Empreendedorismo e Inovação da RME
  • 6º Seminário Municipal de Educação Socioambiental: Semeando o futuro (estudantes de 9º ano e EJA IV)
  • 13ª Jornada Municipal de Educação Ambiental
  • 3º Fórum Municipal de Educação para as Relações Étnico-Raciais
  • 2° Fórum Municipal de Alfabetização de Santa Maria
  • 1º Seminário de Educação Integral em Tempo Integral

*com informações da prefeitura de Santa Maria


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escola Reinaldo Coser conta com programação especial na Semana do Surdo Anterior

Escola Reinaldo Coser conta com programação especial na Semana do Surdo

Primeiro dia do Descubra UFSM é marcado pela chuva e curiosidade dos estudantes Próximo

Primeiro dia do Descubra UFSM é marcado pela chuva e curiosidade dos estudantes

Educação