Fotos: Beto Albert (Diário)
Na busca por proporcionar novas trocas de experiências e conhecimentos, Santa Maria recebe o 5º Espaço Educar e Empreender. O evento promovido pela Secretaria Municipal da Educação começou na manhã desta quinta-feira (26), reunindo grande público no Park Hotel Morotin. A programação segue até o sábado (28).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Nos próximos dias, docentes e estudantes das redes de ensino municipal, estadual e federal, além de representantes de instituições convidadas e visitantes terão acesso a feiras, mostras, seminários e fóruns educacionais.
Trabalhos
O primeiro dia do 5º Educar e Empreender foi dedicado aos professores. No estande da Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (Emai), projetos criados pelos alunos chamavam a atenção do público, que era recebido pela diretora da instituição, Cleone Martins, o professor de eletricidade, Sergio Costa e o professor de metalurgia, Ricardo Neumaier.
Neste ano, a Emai, que tem atualmente 250 alunos matriculados, inscreveu oito trabalhos no evento. Entre eles, está o Sistema Arduino Inteligente de nível de água e desligamento elétrico residencial. O projeto foi desenvolvido por Leonardo Fontana, Lidiane Trindade, Manuela Lindner, Maria Clara Mesquita, Alex Sander de Souza, Thaise Tonetto, Diego Goulart e Sergio Renato Costa e será defendido na 8ª Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade.
A solução encontrada pelos alunos é motivo de orgulho para Cleone. Conforme ela, os alunos começaram a produzir o sistema em maio, após as enchentes que atingiram todo o Rio Grande do Sul.
– O Educar e Empreender é um evento muito importante, porque os alunos podem apresentar as atividades que desenvolvem nas escolas. Temos trabalhos riquíssimos aqui no estande, como esse que tem foco no desligamento de toda a energia residencial no caso de uma enchente – comenta a diretora do Emai.
A secretária de Educação, Gisele Bauer, estima que 7 mil pessoas passem pelo Espaço Educar e Empreender nos próximos dias. Além disso, mais de 2 mil pessoas estão inscritas nesta edição e 223 trabalhos devem ser apresentados. Ao Diário, ela falou sobre a importância do evento:
– Vivemos neste momento muitas tragédias ambientais e uma crise climática que nos provoca a pensar em educação no trabalho colaborativo. Então, toda a vez que temos a oportunidade de reunir educadores, estudantes e parceiros, precisamos usá-la para pensar em melhores soluções para toda a comunidade. Então, o grande ganho deste evento é a aprendizagem e o trabalho colaborativo.
No ano passado, o evento recebeu cerca de 7 mil pessoas nos três dias, registrando mais de 1,3 mil participantes inscritos, 224 submissões de trabalhos e a presença de 82 escolas da Rede Municipal.
Novidades
Além de receber trabalhos de escolas estaduais, federais e privadas, o Espaço Educar e Empreender tem mais uma novidade este ano: o Prêmio Professora Inspira+Ação. A iniciativa premiará educadoras da Rede Municipal de Ensino que realizam trabalhos significativos nas instituições em que atuam.
Para chegar a esses nomes, a Secretaria da Educação solicitou a indicação das profissionais para as escolas municipais. Ao todo, 31 professoras concorrem ao prêmio, que terá votação popular.
A votação pode ser realizada pelo formulário disponibilizado pelo evento, que também contém relatos de funcionárias, alunos e outras autoridades sobre cada uma das profissionais. O prazo para a escolha das homenageadas vai até meio-dia de sábado (28).
As votações podem ser realizadas até o meio-dia do dia 28 de setembro. No período da tarde, as professoras mais votadas em cada categoria serão homenageadas com troféu e presente surpresa.
Participe
5º Espaço Educar e Empreender
- Quando – Quinta (26), sexta (27) e sábado (28), das 8h às 21h (dias 26 e 27) e das 8h às 17h (dia 28)
- Onde – No Centro de Eventos do Park Hotel Morotin, RSC-287 (Faixa Nova de Camobi), 1981, Bairro Camobi
Público – Docentes da Rede Municipal, servidores da Educação, docentes e estudantes das redes de ensino municipal, estadual e federal, além de instituições convidadas e visitantes - Confira aqui a programação completa do evento.
Atividades contempladas pelo evento
- 9º Salão de Práticas Pedagógicas da Rede Municipal de Ensino
- 9º Seminário de Práticas Pedagógicas da EJA
- 8º Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade
- 5ª Feira Municipal de Empreendedorismo e Inovação da RME
- 6º Seminário Municipal de Educação Socioambiental: Semeando o futuro (estudantes de 9º ano e EJA IV)
- 13ª Jornada Municipal de Educação Ambiental
- 3º Fórum Municipal de Educação para as Relações Étnico-Raciais
- 2° Fórum Municipal de Alfabetização de Santa Maria
- 1º Seminário de Educação Integral em Tempo Integral
*com informações da prefeitura de Santa Maria