talento exportação

Santa-mariense está na lista dos 25 intelectuais iberoamericanos mais influentes de 2018

Deni Zolin

Foto: Renato Parada (Divulgação)
Deisy em foto tirada no ano de 2010

Santa-mariense e formada em Direito pela UFSM, a professora e chefe do Departamento de Saúde Global e Sustentabilidade da Universidade de São Paulo (USP) Deisy de Freitas de Lima Ventura foi escolhida entre as 25 intelectuais iberoamericanas mais influentes de 2018 pela revista espanhola Esglobal. A publicação escolheu pessoas que têm trabalhos na área de sustentabilidade. Na listagem, ela aparece ao lado de nomes como o Papa Francisco.

Por telefone, ela contou que ficou surpresa com a escolha e diz que já lia a revista, que é especializada em temas internacionais, mas não conhecia ninguém da publicação. Também sabia da importância da Fundação Avina, que participou da escolha, mas não sabe detalhes de como foi indicada a essa lista seleta.

UFSM cria doutorado em Inovação

Deisy tem uma longa trajetória de estudos e publicações sobre migrações e refugiados. Nos últimos anos, ela tem se focado na área de saúde global, tendo participado da criação do Doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade da USP, que é pioneiro no mundo. Em 2014, participou do projeto Cosmópolis, entre a USP e a prefeitura de São Paulo, que fez um diagnóstico da situação dos imigrantes que vivem na capital paulista.

- Saúde global vai além das relações entre Estados no mundo. Antes, falava-se em saúde internacional, e era essencialmente o que se os Estados faziam, como evitar a propagação internacional de doenças e campanhas conjuntas como a do HIV/Aids. Há 10 anos, começou a se falar em saúde global, pois se viu que a esfera internacional da saúde vai muito além dos governos, inclui fundações, como a do Bill Gates, empresas, ONGs, universidades e governos subnacionais. Os recursos que existiam para cooperação internacional para saúde nos anos 1990 eram de US$ 9 bilhões, e em 2014, passaram para mais de US$ 40 bilhões. Eu trabalho muito sobre pandemias, escrevi muito sobre ebola, zika. O foco do meu trabalho é sobre legislação internacional sobre pandemias e sobre migração, pois isso afeta muito a saúde nos países - diz Deisy.

UM LONGO E INVEJÁVEL CURRÍCULO

Deisy tem um currículo invejável. É doutora em Direito Internacional e mestre em Direito Comunitário e Europeu da Universidade de Paris 1, Panthéon-Sorbonne. Graduada em Direito e mestre em Integração Latino-americana da UFSM. Exerceu a Cátedra Simon Bolívar do Instituto de Altos Estudos da América Latina da Universidade de Paris 3 (Sorbonne-Nouvelle, 2007), foi professora convidada de Sciences-Po Paris (2007) e convidada do Instituto de Altos Estudos Internacionais e do Desenvolvimento de Genebra no Programa Global South Scholar in Residence (2010-2011). Foi consultora jurídica da Secretaria do Mercosul (Montevidéu, 2003-2006). Coordenou o projeto de extensão universitária Cosmópolis, com a prefeitura de São Paulo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inscrições para o ProUni vão ser abertas em 29 de janeiro Anterior

Inscrições para o ProUni vão ser abertas em 29 de janeiro

Poder público está preocupado com creches e escolas infantis particulares em Santa Maria Próximo

Poder público está preocupado com creches e escolas infantis particulares em Santa Maria

Educação