ensino superior

Santa Maria prepara duas grandes recepções para os mais de 5 mil calouros da UFSM

Carmen Staggemeier Xavier e Eduardo Tesch

Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)

Segunda-feira é dia de receber os 25 mil alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na volta às aulas. Mas, o começo do ano letivo na maior instituição federal do interior do Estado também marca um dia especial para Santa Maria, que passa a contar com mais de 5 mil novos moradores, os calouros da UFSM.

É pensando nesse grupo de estudantes que a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) promovem a Semana da Calourada. Além deles, a prefeitura e os órgãos de segurança da cidade se preparam para receber os bixos na Calourada Segura, a tradicional festa na Praça Saturnino de Brito. Veja os detalhes das duas recepções abaixo

VÍDEO: faltam monitores para alunos incluídos na rede pública de Santa Maria

SEMANA DA CALOURADA
A semana, intitulada "A UFSM se pinta de povo", pretende ajudar os calouros em seus primeiros passos na instituição.
- Pensamos no nome porque tem uma ligação com as cotas e ações afirmativas. É por meio dessas ações que o povo consegue entrar na universidade - explica Laura Shutz, que integra o DCE.

A pró-reitora adjunta da Prae, Angélica Iensen, explica que esse é um momento de integração.

- Apesar de termos muitas atividades voltadas aos calouros, é um momento de festa pelo reinício das aulas. Por isso, todo esse cuidado e preparo para receber bem todo mundo - ressalta.

Programação
Segunda-feira, no campus de Camobi

  • Show da banda Cave Canis e Ariane Lima, às 11h, no palco sob a ponte seca no campus
  • Central da Calourada, ao meio-dia, no Restaurante Universitário 
  • Apresentações artísticas , às 16h30min, no Jardim Botânico (concentração no prédio 17, a partir das 15h30min  - a UFSM vai disponibilizar transporte). Serão apresentados os seguintes espetáculos: coral indígena (16h30min), Banda Aparelho Auditivo (17h) e Jordana Henrique (18h) 
  • Oficina de defesa pessoa, visita guiada ao Jardim Botânico e Polifeira do Agricultor, às 16h, no Jardim Botânico 
  • Recepção aos calouros com café da manhã e mostra de oportunidades, no hall do prédio do Centro de Tecnologia, às 7h30min.  Às 14h, palestra no Auditório Wilson Aita 
  • Recepção aos calouros, seguida de intervenção artística no Centro de Ciências Naturais e Exatas (prédio 17), às 8h30min. Às 19h, apresentação dos coordenadores dos cursos noturnos, intervenção artística e palestra
  • Solenidade de apresentação dos coordenadores e diretores do Centro de Ciências Rurais, às 9h, no auditório do prédio 42
  • Voluntários vão tirar dúvidas de calouros do curso de Educação Especial, no prédio 16B, no Centro de Educação, às 7h30min. Às 9h, tour pelo CE. Às 13h30min, tira-dúvidas dos calouros do curso de Pedagogia. Após, às 14h, tour pelo CE

Diário dará as boas-vindas aos universitários

Na segunda e terça-feira, das 10h às 16h, o Diário de Santa Maria vai estar no campus da UFSM realizando uma ação especial nesta volta às aulas. Em parceria com o Sicredi, o Garupa e a Delivery Much, a iniciativa vai auxiliar os estudantes por meio do Guia da Calourada, um material com informações essenciais para quem está chegando em Santa Maria.

Com estandes instalados junto à Central da Calourada, em frente ao prédio da União Universitária, o jornal e seus parceiros vão distribuir o guia, divulgar seus serviços e desenvolver ações voltadas para o público da UFSM.

Em suas plataformas digitais, o Diário divulgará, durante a semana, vídeos bem-humorados que tratam do dia a dia dos universitários

Assinatura digital gratuita
Para os calouros universitários, o Diário vai oferecer seis meses de assinatura gratuita para sua plataforma digital. Basta ir até o estande e se cadastrar. Para garantir o acesso às notícias no site e nas redes sociais, é só apresentar um documento de identidade, o CPF e fornecer o endereço e um e-mail. Dessa forma, o universitário terá acesso a um conteúdo que traz as principais notícias, curiosidades e tudo o que está acontecendo em Santa Maria e na região. A promoção é válida durante a ação que ocorrerá no campus da UFSM, na segunda e terça-feira, junto às demais atividades da Semana da Calourada.

FESTA NA SATURNINO DE BRITO

Assim como a direção da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) prepara a Semana da Calourada no campus, a prefeitura de Santa Maria e órgãos de segurança estão organizando a recepção Calourada Segura 2019, a tradicional festa dos bixos na Praça Saturnino de Brito, no Centro durante a primeira semana de aula.

Para garantir a segurança de estudantes e moradores, uma série de ações estão sendo preparadas, como a pintura da praça, bloqueio do trânsito no entorno da praça, reforço da segurança e a instalação de lixeiras e de banheiros químicos.

O objetivo da operação é garantir a segurança de quem vai participar da festa e, ao mesmo tempo, preservar o sossego de moradores da região, como explica o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

- É uma festa espontânea, que acontece há décadas ali. Não seremos nós que vamos determinar o que os calouros vão fazer. Queremos garantir a segurança, a limpeza e a organização do entorno - relata, destacando que o sistema de segurança será integrado pela Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Federal, Brigada Miliar e Polícia Rodoviária Federal.

REFORÇO NA SEGURANÇA
A Brigada Militar vai utilizar uma plataforma elevada de observação na praça durante a festa. Com o equipamento, comprado para a segurança da Copa do Mundo de 2014, os policiais podem monitorar todo o entorno da praça por meio de câmeras de segurança.

- Serão várias câmeras direcionadas especificamente para o local que determinarmos. Elas nos dão informações e também a possibilidade de visão noturna para lugares de menor iluminação. É uma ferramenta que nos dá campo de visão - explica o comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), tenente-coronel Erivelto Hernandes Rodrigues.

Além de garantir a segurança dos calouros, outra preocupação das autoridades é com o sossego público. A praça Saturnino de Brito, historicamente, é palco de confusões. Na festa dos calouros, em 2015, um tiro foi registrado em meio à multidão. Já em março do ano passado, um homem, de 32 anos, foi assassinado na Rua Duque de Caxias, próximo à praça.

- Investimos mais de R$ 30 mil só em grades para a galeria. O pessoal passava por aqui e acabava quebrando as vitrines, fazendo arruaça. Além disso, o mal cheiro que fica após essas festas é muito ruim - relata Rosane Rocha, que é síndica de um prédio na Rua Dr. Bozano, próximo à praça.

HORÁRIO DA FESTA
Para garantir o sossego dos moradores da região, a operação já definiu um horário limite para que a festa aconteça.

- No máximo, até as 2h. Sabemos que não é o melhor local (a praça), por ser uma área residencial. E sons automotivos não serão permitidos - explica o tenente-coronel Hernandes.

Confira,abaixo, como vai ficar o trânsito na região, que vai sofrer alterações de segunda a sexta-feira, a partir das 19h. Equipes da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano vão orientar os motoristas.

BLOQUEIOS
De segunda até sexta-feira, a partir das 19h, as seguintes ruas estarão bloqueadas: 

  • Dr. Bozano, entre as ruas Serafim Valandro e Conde de Porto Alegre 
  • Duque de Caxias, entre as ruas Venâncio Aires e Coronel Niderauer
  • Ernesto Marquês de Rocha

NA PRAÇA
As ações que serão desenvolvidas durante a Operação Calourada Segura:

  • Ação integrada de segurança entre a Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal
  • Reforço na iluminação pública com a instalação de oito refletores de 400 watts em pontos com menor luminosidade da praça
  • Poda das copas das árvores
  • Serviço de atendimento médico, com ambulância no local
  • Pintura da praça
  • Fiscalização dos bares da região para coibir a comercialização de bebidas alcoólicas para menores de idade
  • Oferta de 11 banheiros químicos, sendo cinco femininos, cinco masculinos e um para pessoas com necessidades especiais
  • Limpeza e manutenção da praça, com equipe de varrição das 20h à meia-noite. Após a festa, a prefeitura irá realizar a limpeza do lixo que restar no local

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto da UFSM procura voluntários para avaliações fonoaudiológicas Anterior

Projeto da UFSM procura voluntários para avaliações fonoaudiológicas

Hoje é o último dia para participar da lista de espera do Prouni Próximo

Hoje é o último dia para participar da lista de espera do Prouni

Educação