Saiba por que as inscrições para o vestibular da UFSM ainda não abriram

Saiba por que as inscrições para o vestibular da UFSM ainda não abriram

Foto: Nathália Schneider

Além do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre neste e no próximo domingo, há outros métodos de ingresso na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ainda sem data, a previsão para publicação do edital do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado da UFSM é para a primeira quinzena de novembro, segundo o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Siqueira Tybusch. O docente explicou que ainda há alguns ajustes a serem feitos. A data da realização das provas já está marcada para 13 e 14 de janeiro de 2024.


​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O desejo da instituição era de que o edital fosse lançado ainda em outubro. Contudo, com algumas possíveis mudanças decorridas da alteração na lei de cotas, decidiram por segurar a publicação do edital:


– Esse leve atraso se deve a atualização das leis de cotas. Nossa previsão era de lançar o edital ainda em outubro. Ainda há uma incerteza se o governo federal irá conceder um prazo para implementação (das mudanças). Até agora não há um posicionamento em relação a isso. Sem esta resposta, já ficamos na expectativa que tenhamos que alterar isto de forma imediata. Por conta disso, já estamos trabalhando nelas – explica o pró-reitor.


O que muda

Uma das principais alterações do projeto de lei 5.384/2020 diz respeito à possibilidade de os cotistas concorrerem, antes da determinada cota, na ampla concorrência. Em caso de não aprovação nesta modalidade passam para a cota escolhida. Outra mudança se refere a questão econômica do estudante. No formato atual da legislação, metade das vagas para alunos da cota de escola pública são para famílias que ganham até 1,5 salário mínimo por pessoa. Caso sancionada pelo presidente, a renda familiar máxima será de 1 salário mínimo por pessoa, que é de R$ 1.300.


Das vagas dos estudantes de escola pública, o processo deve observar a proporção de indígenas, negros, pardos e pessoas com deficiência de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quilombolas também devem entrar neste processo. A proporção por raça deve ser mantida nas vagas destinadas aos egressos do Ensino Médio público de famílias com renda máxima de um salário mínimo, mas também nas vagas dos estudantes com outras faixas de renda.


Além disso, no texto há uma nova metodologia para atualizar de forma anual os percentuais de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência relativo à população de cada estado em até três anos da divulgação do resultado do Censo.


O projeto é da deputada Maria do Rosário (PT). O texto não teve alteração. O senador Paulo Paim (PT) rejeitou oito emendas apresentadas sobre a proposição. Em caso de alteração era necessário que o projeto retornasse à Câmara dos Deputados. Agora o projeto aguarda a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem até 17 de novembro para realizá-la. A partir da publicação no Diário Oficial da União, ela passa a valer a partir de 1° de janeiro de 2024.


Vestibular UFSM e PSS

O Vestibular e o Processo Seletivo Seriado (PSS) já tem data para ocorrer: as duas provas serão realizadas em 13 e 14 de janeiro. As datas foram oficializadas no Descubra UFSM, ocorrido no fim de setembro.


As avaliações serão divididas e realizadas no mesmo momento. O PSS 1 será realizado no sábado à tarde, dia 13 de janeiro, assim como a primeira prova do vestibular. Na manhã do domingo ocorre a segunda prova do vestibular, e de tarde a terceira.


Cada dia de avaliação terá 40 questões, além da redação, que será realizada no último dia. O número de questões referente a cada área do conhecimento também pode ser acessado no site da Prograd.



Locais de aplicação

Foto: Nathália Schneider


O PSS será aplicado em cidades como Passo Fundo, Caxias do Sul, Uruguaiana e Santa Cruz do Sul. Nas capitais do sul do país, sendo elas Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba serão aplicadas a prova do PSS e do Vestibular. Todos os campi da UFSM receberão a prova do PSS e do vestibular: Santa Maria, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul.


Há ainda a abertura de processos seletivos exclusivos para pessoas com deficiência, transexuais, população com 60 anos ou mais, medalhistas em competições de conhecimento e atletas de alto rendimento. Para atender a esses grupos, serão criadas vagas extras além das destinadas para os processos seletivos:


– Tivemos um grande público no Vestibular Extraordinário realizado no meio do ano. Foram quase 12 mil pessoas. A expectativa é de que este agora seja maior. Estamos nos preparando na questão dos locais de aplicação. Teremos um local de aplicação por mesorregião. Na publicação do edital isso ficará mais claro.


Alunos que estão cursando o Ensino Médio devem realizar a inscrição conforme o ano que estão estudando. Eles devem realizar suas inscrições todos os anos para a realização dos processos. Neste ano será aplicada a prova do 1° ano. Esta prova será a mesma aplicada para o primeiro dia dos vestibulandos, que continuam na prova no domingo.


  • Prova 1 – 13 de janeiro de 2024 – 13h30 às 16h30 – 3h – 40 questões
  • Prova 2 – 14 de janeiro de 2024 – 8h às 11h – 3h – 40 questões
  • Prova 3 – 14 de janeiro de 2024 – 13h30 às 18h30 – 5h – 40 questões + Redação

Futuro

1º semestre de 2024

  • Para ingresso no primeiro semestre letivo, em todos os campi da instituição
  • Sisu, com 70% das vagas
  • Vestibular, com 30%
  • Primeira etapa do processo seletivo seriado (PSS1)

2º semestre de 2024

  • Para ingresso no segundo semestre letivo
  • Sisu, com 70% das vagas
  • Vestibular, com 30%

1º semestre de 2025

  • Para ingresso no primeiro semestre letivo
  • Sisu, com 70% das vagas
  • Vestibular, com 30%
  • Segunda etapa do processo seletivo seriado (PSS2)

2º semestre de 2025

  • Para ingresso no segundo semestre letivo
  • Sisu, com 70% das vagas
  • Vestibular, com 30%

1º semestre de 2026

  • Para ingresso no primeiro semestre letivo
  • Sisu, com 30% das vagas
  • Vestibular, com 30%
  • Terceira etapa do processo seletivo seriado (PSS3), com 40%


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escolas privadas devem reajustar mensalidade em 8,6% para 2024 Anterior

Escolas privadas devem reajustar mensalidade em 8,6% para 2024

Confira a lista dos cursos de graduação da UFSM que tiraram nota máxima na prova do Enade 2022 Próximo

Confira a lista dos cursos de graduação da UFSM que tiraram nota máxima na prova do Enade 2022

Educação