Enem 2023: confira as alterações da prova, como descobrir o local de realização e outras dicas

Enem 2023: confira as alterações da prova, como descobrir o local de realização e outras dicas

Foto: Bibiana Pinheiro (Diário)

Para muitos estudantes está chegando a data para colocar à prova tudo o que foi estudado ao longo dos últimos anos. Isso porque se aproxima o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. As datas estão marcadas para dois domingos, 5 e 12 de novembro. Este ano, conforme divulgado ainda em junho pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), há um aumento de 13,1% no número de inscritos em relação a 2022, quando havia 3.476.226. Agora são 3.933.970 pessoas que prestarão o Enem de 2023. Em Santa Maria são 8.881 candidatos, um aumento em relação ao ano anterior, que eram 8.715.


Além do número de inscritos há outras mudanças na prova deste ano.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A prova

A prova será realizada em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro. E a partir desta terça-feira (24), os estudantes podem acessar o Cartão de Confirmação, onde constam as informações sobre a inscrição, horário de abertura e fechamento dos portões e o local das provas. Para o dia da prova é preciso levar um documento oficial com foto, como o RG e caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta. Aqueles que quiserem levar lanches e bebidas podem desde que estejam embalagens transparentes e sem rótulos. Ambos devem ser vistoriados pelo fiscal de sala. 

No primeiro dia serão:

  • 45 questões de linguagens, sendo 40 de língua portuguesa e 5 da língua estrangeira escolhida, inglês ou espanhol
  • 45 questões de ciências humanas, junto com a redação

No segundo dia serão

  • 45 questões de matemática
  • 45 questões de ciências da natureza

Horários

As provas se iniciam às 13h30min e terminam às 19h, no primeiro dia, e 18h30min no segundo. Em Santa Maria, nas datas de realização das provas outros eventos estarão acontecendo. Em 5 de outubro ocorre a 30ª Tertúlia Musical Nativista. No fim de semana do outro dia de prova estará ocorrendo a 80ª Romaria Estadual da Medianeira. Por isso, os estudantes deverão se atentar ao trânsito, que deve estar mais intenso nestes dias.

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

30 minutos antes de encerrar a prova o candidato poderá sair com o Caderno de Questões.

Descobrindo o local de prova

Para acessar o Cartão é simples. O acesso à Página do Participante é pelo login padrão do governo, o gov.br. Caso haja necessidade de recuperar a senha da conta, é preciso digitar o CPF cadastrado, clicar em “avançar” e selecionar a opção “esqueci minha senha”, para fazer uma nova e conseguir o acesso.


Mudanças

O Inep informou que neste ano as provas contarão com elementos gráficos coloridos, como nas tirinhas e em charges. Nas edições anteriores apenas o caderno era colorido, que seguirá também neste ano. No gabarito, os candidatos indicam a cor do caderno de questões. Segundo a instituição as imagens devem auxiliar estudantes com baixa visão:

  

– As imagens coloridas também podem trazer maior acessibilidade às pessoas com baixa visão, por permitir melhor contraste entre as cores utilizadas. Isso pode ser especialmente importante ao exibir texto em um plano de fundo para facilitar a leitura, por exemplo.  Pessoas daltônicas também são contempladas no novo modelo do exame, já que a prova é adaptada para participantes que possuem a condição – explicou o Inep nas redes sociais. 



Cuidados

O diretor e professor do Totem Vestibulares, Jader Escobar Nogueira, explica que agora não é momento para intensificar o estudos, e é isso que é recomendado para os alunos:

 
– Não ultrapassa os limites que vão prejudicar e gerar um cansaço mental, um cansaço físico. A prova do Enem é uma prova que exige muito conteúdo, exige uma extrema concentração e por isso exagerar na carga de estudos nessas últimas semanas vai levar o aluno a chegar na hora da prova cansado e vai prejudicar na concentração dele. Tudo em exagero é ruim neste momento. O exagero nos estudos, na carga horária de estudos, é ruim. Reduzir drasticamente também é ruim. Manter a rotina do dia a dia, do cotidiano, ir à academia, ter o relacionamento com os amigos, curtir a família, também é muito importante para estar emocionalmente preparado para a prova. 


Além de conferir com antecedência e já conhecer seu local de prova para evitar atrasos, os especialistas recomendam manter tranquilidade para a realização dela. A revisão é importante, mas agora é momento de poupar energias para o momento da prova. O psicólogo Patrick Camargo alerta:


– Estudar antes da prova não vai fazer tanta diferença, o estudante acaba revendo os conteúdos que deixou passar e a ansiedade aumenta. Vai perceber que não cumpriu algumas metas e se frustrar.


Durma bem e se desconecte

Ficar muitas horas nas redes sociais já é prejudicial. O ideal para um dia anterior a prova é desligar os eletrônicos e dormir cedo:


– O cérebro precisa descansar para que no dia da prova, haja forças para o entendimento das questões – explica.


Se o nervosismo tomar conta, peça ajuda:


– Explique ao monitor da sala o que está acontecendo. Identificou uma crise de ansiedade? Respire fundo e tenha um diálogo com você mesmo. Pense consigo que são apenas sintomas de ansiedade. Um pedaço de chocolate pode enviar uma sensação de prazer ao cérebro e diminuir a sensação de nervosismo para que assim você consiga dar continuidade a prova.


Assim como o cuidado com o mental e a alimentação, o apoio de amigos e familiares é imprescindível neste momento, explica Patrick. Ter um momento de lazer com pessoas amadas antes da prova também pode ser fundamental para estar mais relaxado na hora do exame.



Sentimento de frustração no pós

O sentimento de frustração pode aparecer, não importa o quanto tenha se dedicado para a prova. O psicólogo recomenda apenas esperar o resultado do gabarito:


– No pós é preciso aproveitar. A preocupação maior vai ser para ver o gabarito e até ele sair não há o que fazer. Pensamentos como o de não ter passado ou fracassado vão aparecer, mas não servem de nada. O momento depois da prova é para relaxar e esperar o resultado. É preciso descansar também.


Alimentação

O processo de preparação acontece muito antes da data do exame. É preciso estar atento a sua rotina. A nutricionista Daiana Marquetto explica que uma alimentação adequada impacta no desempenho e pode ajudar a reduzir o estresse no momento:


– É importante fornecer energia para o corpo, visto que o vestibular exige muita energia mental.


No dia da prova e no que antecede é preciso evitar alimentos gordurosos e preparados com tempero, assim como beber álcool, refrigerantes e café. A nutricionista explica que a alimentação na noite anterior interfere no sono e no rendimento no exame. Ademais, a recomendação é jantar o mais cedo possível. No almoço no dia da prova as dicas seguem as mesmas, mas a principal recomendação da nutricionista é preencher metade do prato com legumes e verduras. Para o lanche, Daiana recomenda frutas e ficar longe de doces, pois podem causar fadiga e sono.


– Um pedaço de chocolate com alto teor de cacau, no mínimo 70%, pode ser benéfico para a concentração e reduzir a ansiedade durante a prova – explica.

Atente-se

  • A prova – 5 e 12 de novembro
  • Confirmação do local da prova – pela Página do Participante a partir desta terça-feira (24). 
  • Resultados – 16 de janeiro de 2024

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

4º Espaço Educar e Empreender reúne projetos, diálogos e apresentações até sexta-feira em Santa Maria Anterior

4º Espaço Educar e Empreender reúne projetos, diálogos e apresentações até sexta-feira em Santa Maria

Inep divulga locais de prova do Enem 2023; veja como consultar Próximo

Inep divulga locais de prova do Enem 2023; veja como consultar

Educação