produção acadêmica

Projeto de canoagem da UFSM vai ser apresentado em evento online de Portugal

18.406

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal

Uma paixão descoberta em uma aula prática está levando uma aluna da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para Portugal - de forma online. Amanda Beatriz Eich, 20 anos, acadêmica do 6º semestre do curso de Educação Física (licenciatura), teve um primeiro contato com a canoagem durante a disciplina de Esportes Contemporâneos. No semestre seguinte, pediu para ser monitora da matéria e pôde ser bolsista do Projeto Canoagem UFSM. Agora, vai apresentar um trabalho sobre o tema no 7º Congresso Internacional em Saúde da Universidade do Minho, localizada em Braga, Portugal.

Maioria das entidades é contrária à retomada das aulas na próxima terça

O projeto relaciona a pesquisa, o ensino e a extensão, envolvendo professores da universidade, acadêmicos de Educação Física e outros cursos interessados, professores e gestores de escolas públicas e crianças e adolescentes matriculados nas escolas participantes. Em 2019, Amanda virou estagiária da Escola Estadual Manoel Ribas e levou os estudantes para praticar a canoagem duas vezes por semana no açude localizado atrás do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) da UFSM.

- O projeto está sendo de fundamental importância para a minha formação acadêmica pela oportunidade de trabalhar com crianças e adolescentes. Através das aulas do projeto, promovemos a inclusão social, gerando benefícios através do esporte, do lazer, da saúde e da preservação do meio ambiente, proporcionando a formação continuada para os professores das escolas participantes e aos acadêmicos envolvidos no projeto - explica Amanda.

UFSM divulga resultado para Auxílio Alimentação Extraordinário de agosto

CONHECIMENTO
Durante as aulas e o andamento do projeto, a estudante universitária percebeu que muitas crianças e adolescentes não conheciam a modalidade esportiva náutica e, quando passaram a praticá-la, ficaram encantados. O desconhecimento e a aceitação motivaram Amanda a divulgar o projeto e a canoagem em eventos nacionais e internacionais. 

Com as aulas presenciais suspensas, a futura educadora física começou a pesquisar eventos científicos que ocorreriam de forma online. Encontrou o congresso, e, prontamente, submeteu trabalho. Em outubro, Amanda irá apresentar a pesquisa de forma online no congresso.

Para a acadêmica, o esporte traz benefícios para além da atividade física:

- Desenvolvendo habilidades esportivas, como a prática da canoagem, contribui-se na formação de cidadãos responsáveis, sempre dispostos a enfrentar novos desafios, vencendo seus medos e aprendendo a trabalhar em equipe, além de contribuir para a saúde dos mesmos, com uma melhora na postura corporal, resistência e equilíbrio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Professora da UFN participa de tradução de manual de saúde da OMS

Santa Maria deve definir até sexta se irá aderir a calendário de aulas do Estado Próximo

Santa Maria deve definir até sexta se irá aderir a calendário de aulas do Estado

Educação