Projeto da UFSM disponibiliza treinos de basquete para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Projeto da UFSM disponibiliza treinos de basquete para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Foto: Divulgação/UFSM

O projeto de extensão “Basquete comunitário" disponibiliza treinos para estudantes da comunidade externa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O projeto teve início em abril e oferece práticas de basquete na quadra do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD), com a intenção de proporcionar para os jovens a experiência de praticar o esporte de forma segura e correta.


São ofertadas 25 vagas, tanto para feminino quanto para masculino, para jovens de 14 a 17 anos que sejam alunos de Ensino Médio ou Fundamental com interesse em praticar e aprender a jogar basquete.


Os treinos acontecem nas quartas e sextas-feiras, das 18h às 19h, no ginásio 4 do CEFD, coordenados pela graduanda de Educação Física Bianca Costa Revers. 


O coordenador do projeto, professor Renato Xavier Coutinho, do Colégio Politécnico, conta o motivo que o levou a idealizar o projeto: 


— A ideia é fortalecer a prática do esporte. É tentar retomar a Universidade e a cidade de Santa Maria, como um todo, um polo de formação de atletas e também de pessoas para trabalhar com o basquete, sejam professores, treinadores, fisioterapeutas. Montar todo um projeto de formação para trabalhar com esporte — explica.


Renato comenta que a ideia surgiu quando ele assumiu as equipes masculina e feminina de basquete da UFSM e identificou a necessidade de espaços apropriados para a prática da modalidade em Santa Maria.

— Muitas escolas estaduais e municipais nem tabela de basquete têm, ou às vezes têm a tabela, mas não têm a quadra, falta material. Então, a ideia do projeto é proporcionar um espaço de prática, um espaço seguro organizado para que crianças e adolescentes possam iniciar no basquete ou dar continuidade — relata. 


Além de trazer o basquete de rua para dentro da Universidade, os jovens que participam do projeto têm contato com o mundo universitário e com quem faz parte dele. Dessa forma, podem estar mais próximos dos cursos e do que é feito na UFSM. 


— A ideia é preparar pessoas para que sigam jogando basquete, mas também trazê-las para dentro da Universidade. Muitas vezes esses estudantes que praticam basquete na quadrinha nem enxergam a possibilidade de estudar aqui — diz Renato.


O coordenador destaca que muitos alunos já demonstraram interesse em cursos oferecidos pela Universidade com a intenção de continuar jogando e entrar para equipe oficial da UFSM. Portanto, o projeto auxilia no ingresso e na permanência desses estudantes.


Atualmente, a turma tem 10 alunos. Para participar, basta comparecer em um dos dias do treino ou preencher o formulário. É obrigatório ser estudante.


*Com informações da UFSM


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM lança edital para empresas interessadas no Descubra 2023 Anterior

UFSM lança edital para empresas interessadas no Descubra 2023

UFSM promoveu nova chamada oral com mais de 560 vagas Próximo

UFSM promoveu nova chamada oral com mais de 560 vagas

Educação