educação

Professor do Instituto Olavo Bilac está entre finalistas de prêmio nacional

Da redação

Foto: Divulgação
João Pedro (de amarelo) durante uma gravação do projeto

No Dia do Professor, o presente não podia ser melhor para um educador de Santa Maria. O projeto Estúdio de Criação: o cinema como potência criadora e transformadora, do professor João Pedro Wizniewsky Amaral, do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, foi eleito para representar a Região Sul do país na final nacional do 11º Prêmio Professores do Brasil, na categoria Ensino Médio. O resultado foi divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC). O professor de literatura e de língua inglesa está entre os 30 finalistas de todo o país que participam da premiação nacional, que terá o resultado final no dia 29 de novembro.

Para João Pedro, não poderia haver notícia melhor neste dia.
- Eu já tinha ficado muito feliz pelo reconhecimento estadual. Agora, não tenho palavras. É muito gratificante, pois concorri com projetos muito bons de Santa Catarina e do Paraná, que abordam temáticas atuais, como eleições e diversidade. Então, ver nossa ideia reconhecida é sensacional - comemora.

Leitores enviam recadinhos para seus mestres no Dia do Professor

O projeto começou despretensioso, com a intenção de criar um espaço onde os alunos pudessem usar sua criatividade e, ao mesmo tempo, tornar a escola mais envolvente. Por meio da produção de material audiovisual, os jovens podem criar e expressar sua forma de ver e de entender o mundo. Fazer a diferença na vida dos adolescentes é a principal motivação do professor. Hoje, o trabalho conta com a participação de cerca de 60 estudantes. E a prática está sendo ampliada, pois o projeto já chegou aos alunos da Escola Estadual Humberto de Campos, que funciona junto ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case).

- É um trabalho gratificante, que mostra o poder transformador da arte. Com o projeto, posso ver o potencial criativo dos jovens, sua percepção crítica e, principalmente, a expressão de seus sentimentos. Tudo isso por meio de oficinas de produção audiovisual - destaca.

Por ser vencedor na etapa regional, o professor receberá o prêmio de R$ 7 mil, mais troféu e viagem oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Parte desse valor, segundo João Pedro, será doada para a escola. O restante será revertido para o próprio projeto, com a compra de equipamentos.

Faltando 20 dias para o Enem, confira as as dicas do 'Diário'

- Essa conquista não é só minha, pois tenho o apoio e a parceria de colegas, da direção do Bilac e de amigos. Então, não é um investimento pessoal. Esse valor vai ser revertido em benefício da comunidade escolar - finaliza.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pesquisadores firmam parceria para analisar efeito da urbanização na evolução Anterior

Pesquisadores firmam parceria para analisar efeito da urbanização na evolução

Estudantes vão representar Santa Maria em competição de soletração em inglês Próximo

Estudantes vão representar Santa Maria em competição de soletração em inglês

Educação