na feira do livro

Professor de Santa Maria Paulo Cervi lança livro 'Português na Ponta Língua'

18.398

Na véspera do dia do professor, Paulo Cervi, diretor e professor da escola Mano a Mano Cursos, lançou o livro Português na ponta da língua: fale e escreva sem receio durante a Feira do Livro de Santa Maria. Docente há mais de 26 anos, Cervi celebrou com amigos e familiares o momento especial.

Em meio à pandemia, Colégio Manoel Ribas comemora 68 anos

Em produção há mais de dois anos e finalizado durante a pandemia, o livro chega em um momento propício, durante um evento literário e em uma época onde os professores precisaram se reinventar ao embarcar no Ensino a Distância (EAD).

- Eu vinha elaborando esse projeto há uns dois anos. Em função da pandemia e ter ficado mais tempo preso em casa, isso potencializou a realização desse projeto - comentou o autor do livro, sobre o processo de criação.

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

Mestres e alunos trocam saberes na semana que antecede o Dia do Professor

Com abordagem simples e acessível, Português na ponta da língua usa imagens textuais para facilitar o aprendizado do leitor ao ajudá-lo a falar e escrever com mais segurança, seguindo as normas da língua culta.

- O livro foi idealizado considerando 10 situações básicas que possibilitam falar e escrever com mais segurança, segundo o padrão culto da língua. Por isso, o conteúdo é associado às normas de ortografia, de acentuação, concordância, regência. Além disso, o livro traz alguns tipos textuais como charges e imagens contextuais, de modo a facilitar e tornar menos pesada a compreensão e aplicações dessas regras - explica o professor.

Escola Sergio Lopes recebe poste novo, mas ainda não tem energia elétrica restabelecida

Sobre o público-alvo da obra, Cervi comenta que o conteúdo não se aplica apenas aos seus alunos. Segundo ele, o livro foi criado pensando também nos profissionais de diversas áreas.

- A proposta da obra, na verdade, muito se destina à pesquisa rápida sobre 10 das principais regras necessárias para a produção oral e escrita e se destina não apenas aos alunos, mas também a profissionais que necessitam de informação objetiva e correta, segundo a norma culta de produções textuais - comenta o professor sobre seu livro.

Os professores ainda são agentes da esperança

Graduado em Letras pela Faculdade Imaculada Conceição (FIC), atual Universidade Franciscana (UFN), Cervi possui uma trajetória marcante na educação. Especializado em Linguística e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o professor foi prestigiado por amigos e alunos durante o lançamento do livro, na última quinta-feira, durante a Feira do Livro.

- Contamos com a presença de amigos, familiares e alunos. Que marcaram esse momento especial, tornando esse evento mais emocionante, pois ocorreu na véspera do Dia do Professor. Para mim, saber educar é, antes de tudo, uma missão. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa caminhada, de estar ensinando e aprendendo durante essa trajetória - finalizou Cervi.

Colaborou: Fellipe Medeiros

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Pesquisadora da UFSM participa de programa Mulheres na Ciência e Inovação

Em meio à pandemia, Colégio Manoel Ribas comemora 68 anos Próximo

Em meio à pandemia, Colégio Manoel Ribas comemora 68 anos

Educação