Prédio de antiga escola está em situação de abandono; prefeitura promete fazer limpeza na semana que vem

Prédio de antiga escola está em situação de abandono; prefeitura promete fazer limpeza na semana que vem

Foto: Vinicius Becker (Diário)

A prefeitura de Santa Maria deve realizar a limpeza do prédio da antiga Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) João Link Sobrinho na próxima segunda-feira, após reclamações de moradores do Bairro Itararé. A pedido da comunidade, a reportagem esteve no local e constatou que o imóvel, localizado na Rua Carlos Lauda, está tomado por vegetação que ultrapassa dois metros de altura e registra furto total da fiação elétrica, enquanto aguarda a conclusão do processo de cessão de uso do Estado ao município.


​​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A instituição encerrou as atividades ao final do ano letivo de 2023, com 37 alunos matriculados. Desde então, o prédio permanece inativo. A reportagem esteve no local, a pedido da comunidade, e constatou que a escola está com os portões trancados. O acesso ao terreno ocorreu com autorização de um vizinho que possui a chave da área externa.


Mesmo sem funcionamento, o prédio já foi alvo de invasão. Criminosos cortaram as grades de uma janela para entrar no imóvel e retiraram a fiação elétrica. No interior, há sinais de arrombamento, restos de tomadas arrancadas e bagunça nas salas. 


O terreno amplo, que antes tinha plantas cultivadas pela antiga direção, está tomado por vegetação sem poda. Em alguns pontos, o mato ultrapassa dois metros de altura. Parte da área frontal recebe limpeza periódica realizada pelos vizinhos do prédio, mas outro trecho apresenta vegetação alta. Fotos antigas mostram como era as plantas, que de acordo com vizinhos, eram cuidadas pela antiga diretora. 

Foto da escola no final de 2023Fotos: Nathália Schneider (Diário/Arquivo)

Moradores pedem destino para o Prédio 

Vizinhos que acompanharam a trajetória da escola cobram uma solução para o aproveitamento do espaço. O policial civil aposentado Ludigero Rodrigues Almeida, 75 anos, que reside no local há quatro décadas e acompanhou a construção da atual estrutura de alvenaria há cerca de 15 anos, afirma que o prédio ainda possui boas condições de conservação interna.

Ludigero Rodrigues Almeida mora há 40 anos ao lado da escola Foto: Vinicius Becker (Diário)

– Eu moro aqui há 40 anos e vi este prédio ser construído. É um prédio novo e muito bem estruturado. A pintura interna e as colunas estão boas, mas do jeito que está, as pessoas vão começar a levar o telhado, as portas e as janelas. Se não tomarem providências, o prédio será destinado à sucata – relata.


Para a vizinhança, o local poderia ser transformado em uma creche ou servir como ponto de apoio para a Guarda Municipal no Bairro Itararé. Almeida destaca que a limpeza do pátio é a necessidade mais imediata para reduzir o aspecto de abandono.


Relembre

O encerramento das atividades da João Link Sobrinho ocorreu em meio a uma reorganização da rede estadual. Conforme a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a escola operava com capacidade ociosa, enquanto unidades próximas, como a Escola Walter Jobim, possuíam vagas para absorver alunos e professores.


À época, a 8ª CRE informou que a reorganização das matrículas buscava otimizar recursos públicos. Os sete professores efetivos foram redistribuídos para outras escolas da rede estadual em Santa Maria. Desde o início das discussões, o Estado manifestou a intenção de repassar o imóvel ao município para que o espaço continuasse prestando serviços à população.

Processo de transferência

Foto: Vinicius Becker (Diário)

O coordenador da 8ª CRE, José Luis Viera Eggres, confirmou que o processo de transferência da propriedade para o município está em andamento. Em entrevista ao programa F5 da Rádio CDN (93,5FM) na terça-feira (17), Eggres disse que a estrutura foi destinada à prefeitura por meio de cessão de uso pelo prazo de 25 anos, com possibilidade de doação definitiva no futuro.


– O processo está na fase final. Sai da Secretaria de Educação e vai para a Secretaria de Planejamento, que é responsável pelo patrimônio do Estado. A prefeitura tem a intenção de alocar ali um projeto para acolhimento na área da saúde, voltado aos profissionais da própria educação – explica o coordenador.


Em nota, a prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), informou que compreende a preocupação dos moradores e confirmou que a limpeza do pátio está programada para a próxima segunda-feira (23).


Nota: 

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria (SMEd), compreende a preocupação dos moradores do entorno da Escola João Link Sobrinho quanto às condições do espaço. A Administração Municipal informa que a limpeza do pátio da escola está prevista no cronograma de manutenção da Prefeitura para a próxima segunda-feira, dia 23 de fevereiro.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prédio de antiga escola está em situação de abandono; prefeitura promete fazer limpeza na semana que vem Anterior

Prédio de antiga escola está em situação de abandono; prefeitura promete fazer limpeza na semana que vem

Escola recepciona alunos com bateria de escola de samba em Santa Maria Próximo

Escola recepciona alunos com bateria de escola de samba em Santa Maria

Educação