Foto: Arquivo Pessoal
Os alunos da Escola Básica Estadual Paulo Lauda, no Bairro Tancredo Neves, em Santa Maria, não deram adeus ao Carnaval durante o primeiro dia letivo do ano na escola. Isso porque a comunidade escolar foi recebida pela escola de samba Mocidade Independente das Dores nesta quarta-feira (18). A atividade reuniu dezenas de estudantes da instituição e integra o projeto "Marco Zero", um plano de acolhimento que busca inserir os alunos do Ensino Fundamental e Médio na rotina do ensino em tempo integral.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A recepção foi planejada pela equipe gestora e pelos professores durante a semana de formação pedagógica. Segundo a diretora da instituição, Rosa Balbuena, o objetivo é aplicar o princípio do acolhimento, focando no projeto de vida e na escuta dos alunos. A parceria com a Mocidade Independente das Dores foi viabilizada por meio de uma funcionária da própria escola.
– A escola de tempo integral tem como um de seus princípios o acolhimento. Trabalhamos focados no projeto de vida dos alunos. A gente queria recepcioná-los com festa e o Carnaval fechou com essa ideia – explica Rosa.
Protagonismo dos alunos

A unidade atende quase 500 alunos do quarto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio. Enquanto as turmas iniciais operam em tempo parcial, o restante da escola funciona em regime integral. Após a recepção com samba, o acolhimento segue durante a semana sob a liderança dos "jovens protagonistas", estudantes que exercem funções de liderança na escola.
Nesta etapa, os veteranos conversam com os novos alunos sobre o sentimento de pertencimento e as metas para o futuro, como o ingresso na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ou em cursos técnicos.
– É jovem falando para jovem. Nesse acolhimento é trabalhado o pertencimento à escola, os sonhos dos alunos e o projeto de vida. Precisamos ajudá-los a realizar esses projetos – afirma a diretora.
Ano letivo começou
O ano letivo de 2026 começou oficialmente nesta quarta-feira (18) na rede estadual de ensino no Rio Grande do Sul. Em Santa Maria, mais de 25 mil estudantes retornaram às salas de aula em mais de 50 escolas estaduais e particulares, da Educação Infantil ao Ensino Médio e à Educação de Jovens e Adultos (EJA).