Escola recepciona alunos com bateria de escola de samba em Santa Maria

Escola recepciona alunos com bateria de escola de samba em Santa Maria

Foto: Arquivo Pessoal

Os alunos da Escola Básica Estadual Paulo Lauda, no Bairro Tancredo Neves, em Santa Maria, não deram adeus ao Carnaval durante o primeiro dia letivo do ano na escola. Isso porque a comunidade escolar foi recebida pela escola de samba Mocidade Independente das Dores nesta quarta-feira (18). A atividade reuniu dezenas de estudantes da instituição e integra o projeto "Marco Zero", um plano de acolhimento que busca inserir os alunos do Ensino Fundamental e Médio na rotina do ensino em tempo integral.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A recepção foi planejada pela equipe gestora e pelos professores durante a semana de formação pedagógica. Segundo a diretora da instituição, Rosa Balbuena, o objetivo é aplicar o princípio do acolhimento, focando no projeto de vida e na escuta dos alunos. A parceria com a Mocidade Independente das Dores foi viabilizada por meio de uma funcionária da própria escola.


– A escola de tempo integral tem como um de seus princípios o acolhimento. Trabalhamos focados no projeto de vida dos alunos. A gente queria recepcioná-los com festa e o Carnaval fechou com essa ideia – explica Rosa.


Protagonismo dos alunos

Foto: Arquivo Pessoal

A unidade atende quase 500 alunos do quarto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio. Enquanto as turmas iniciais operam em tempo parcial, o restante da escola funciona em regime integral. Após a recepção com samba, o acolhimento segue durante a semana sob a liderança dos "jovens protagonistas", estudantes que exercem funções de liderança na escola.


Nesta etapa, os veteranos conversam com os novos alunos sobre o sentimento de pertencimento e as metas para o futuro, como o ingresso na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ou em cursos técnicos.


– É jovem falando para jovem. Nesse acolhimento é trabalhado o pertencimento à escola, os sonhos dos alunos e o projeto de vida. Precisamos ajudá-los a realizar esses projetos – afirma a diretora.


Ano letivo começou 
O ano letivo de 2026 começou oficialmente nesta quarta-feira (18) na rede estadual de ensino no Rio Grande do Sul. Em Santa Mariamais de 25 mil estudantes retornaram às salas de aula em mais de 50 escolas estaduais e particulares, da Educação Infantil ao Ensino Médio e à Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escola recepciona alunos com bateria de escola de samba em Santa Maria Anterior

Escola recepciona alunos com bateria de escola de samba em Santa Maria

Com reencontros e novos colegas,  rede estadual retoma aulas em Santa Maria Próximo

Com reencontros e novos colegas, rede estadual retoma aulas em Santa Maria

Educação