Foto: Vinicius Becker (Diário)

A tradicional leitura do listão de aprovados do Vestibular 2026 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) marcou, na manhã desta sexta-feira (13), o encerramento oficial dos processos seletivos da instituição. O anúncio ocorreu a partir das 10h, na Sala dos Conselhos, no 9º andar do Prédio da Reitoria, em um momento simbólico que reuniu gestores da universidade, familiares e poucos candidatos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Sentados à mesa estavam a reitora Martha Adaime, o vice-reitor Tiago Bandeira Marchesan, a pró-reitora de Graduação Claudia Barin e o pró-reitor substituto de Graduação e coordenador de Planejamento Acadêmico, Tarcísio Ceolin Jr.. A leitura também foi transmitida ao vivo pelas rádios UniFM 107.9, Universidade 800 AM e pelo canal da Pró-Reitoria de Graduação no YouTube, além da cobertura do Grupo Diário.
Durante a leitura, o público presente foi reduzido. Poucos estudantes acompanharam a leitura presencialmente. Entre eles, alguns que não tiveram o nome anunciado.

“Um movimento natural e muito bonito da universidade”

Ao comentar o encerramento do processo seletivo, a reitora Martha Adaime destacou o simbolismo do momento para a instituição. Segundo ela, com a divulgação do listão, a UFSM conclui uma etapa extensa de seleções e inicia outra, igualmente decisiva: a confirmação de vagas.
— Hoje nós temos o famoso listão do vestibular e, com isso, encerramos a leitura dos processos seletivos da instituição, que são muitos. A partir de agora, começamos a confirmação das vagas, o que estamos chamando de ‘bloquinho de confirmação’, que vai ocorrer ao longo dos próximos dias, inclusive durante o período de carnaval. É um momento muito importante, porque passamos a acolher os nossos novos estudantes, os calouros. Ao mesmo tempo, estamos nos despedindo de muitos outros nas formaturas. É um movimento natural da universidade, muito bonito, e que nós gostamos de presenciar sempre — afirmou.
Poucos instantes antes da abertura do envelope com os nomes dos aprovados, Martha também deixou uma mensagem aos candidatos:
— Esta universidade pública, gratuita e com muita qualidade — porque tem Índice Geral de Cursos (IGC) 5 — é um lugar onde é possível mudar as nossas vidas. Aos que não estão nesta lista, não percam a esperança. Ainda teremos chamadas complementares e outras oportunidades — disse.
A memória de quem já esteve do outro lado
Questionada sobre sua própria experiência com o vestibular, a reitora compartilhou uma lembrança pessoal marcada pela emoção. Martha contou que tinha apenas 16 anos quando aguardou o resultado, sozinha, no quarto, ouvindo a leitura pelo rádio.
— Eu me lembro com muitos detalhes. Preferi escutar no rádio, com a porta do quarto fechada. Eu tinha muito receio de não passar, não tinha noção de média, era tudo muito diferente. Quando ouvi meu nome, escutava a gritaria da família na sala. Eu sentei, chorei muito. Só depois abri a porta para receber o abraço. Não tem como esquecer desse dia. É um momento familiar, de amigos, de torcida. Muitas vezes é a primeira grande vitória pessoal de alguém, conquistada com muita luta.
“Foi um ano inteiro de dedicação”, diz pai de aprovada

Entre os poucos presentes estava o servidor Maurício Severo, de 41 anos, que acompanhava a leitura na expectativa pelo nome da filha, Camila Leal Severo, de 19 anos. A jovem conquistou o segundo lugar no curso de Sistemas de Informação, mas optou por não estar presente no momento.
— Eu estava confiante, tinha certeza de que ela ia passar. E acabou passando em segundo lugar. Estou louco para avisar ela, mas não está atendendo o telefone ainda. Avisei a mãe, a irmã, mas ela acho que ainda não sabe.
A relação da família com a UFSM é antiga. Camila é considerada, nas palavras do pai, “cria da universidade”.
— Ela veio desde bebê para o Ipê Amarelo, depois fez o ensino médio aqui no Colégio Politécnico, se formou em 2024. Ficou afastada em 2025, morrendo de saudade, e agora, em 2026, vai poder aproveitar tudo de novo: RU (Restaurante Universitário), biblioteca, o convívio universitário — disse.
Segundo Maurício, a aprovação representa o fechamento de um ciclo intenso de preparação.
— Foi um ano inteiro de dedicação. Em 2025, ela se afastou da universidade para estudar, fez cursinho e agora é hora de comemorar.
Dados do Vestibular 2026
O Vestibular 2026 da UFSM contou com 13.760 inscritos, com índice de abstenção em torno de 35%. Ao todo, a universidade oferece 1.707 vagas, distribuídas entre os quatro campi da instituição. A lista completa de aprovados também será publicada na edição impressa de fim de semana do Diário.