Leitura do listão marca encerramento do processo seletivo 2026 da UFSM

Leitura do listão marca encerramento do processo seletivo 2026 da UFSM

Foto: Vinicius Becker (Diário)


A tradicional leitura do listão de aprovados do Vestibular 2026 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) marcou, na manhã desta sexta-feira (13), o encerramento oficial dos processos seletivos da instituição. O anúncio ocorreu a partir das 10h, na Sala dos Conselhos, no 9º andar do Prédio da Reitoria, em um momento simbólico que reuniu gestores da universidade, familiares e poucos candidatos.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Sentados à mesa estavam a reitora Martha Adaime, o vice-reitor Tiago Bandeira Marchesan, a pró-reitora de Graduação Claudia Barin e o pró-reitor substituto de Graduação e coordenador de Planejamento Acadêmico, Tarcísio Ceolin Jr.. A leitura também foi transmitida ao vivo pelas rádios UniFM 107.9, Universidade 800 AM e pelo canal da Pró-Reitoria de Graduação no YouTube, além da cobertura do Grupo Diário.

Durante a leitura, o público presente foi reduzido. Poucos estudantes acompanharam a leitura presencialmente. Entre eles, alguns que não tiveram o nome anunciado.

Foto: Vinicius Bcker (Diário)

“Um movimento natural e muito bonito da universidade”

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Ao comentar o encerramento do processo seletivo, a reitora Martha Adaime destacou o simbolismo do momento para a instituição. Segundo ela, com a divulgação do listão, a UFSM conclui uma etapa extensa de seleções e inicia outra, igualmente decisiva: a confirmação de vagas.

— Hoje nós temos o famoso listão do vestibular e, com isso, encerramos a leitura dos processos seletivos da instituição, que são muitos. A partir de agora, começamos a confirmação das vagas, o que estamos chamando de ‘bloquinho de confirmação’, que vai ocorrer ao longo dos próximos dias, inclusive durante o período de carnaval. É um momento muito importante, porque passamos a acolher os nossos novos estudantes, os calouros. Ao mesmo tempo, estamos nos despedindo de muitos outros nas formaturas. É um movimento natural da universidade, muito bonito, e que nós gostamos de presenciar sempre — afirmou.

Poucos instantes antes da abertura do envelope com os nomes dos aprovados, Martha também deixou uma mensagem aos candidatos: 

— Esta universidade pública, gratuita e com muita qualidade — porque tem Índice Geral de Cursos (IGC5 — é um lugar onde é possível mudar as nossas vidas. Aos que não estão nesta lista, não percam a esperança. Ainda teremos chamadas complementares e outras oportunidades — disse.

A memória de quem já esteve do outro lado

Questionada sobre sua própria experiência com o vestibular, a reitora compartilhou uma lembrança pessoal marcada pela emoção. Martha contou que tinha apenas 16 anos quando aguardou o resultado, sozinha, no quarto, ouvindo a leitura pelo rádio.

— Eu me lembro com muitos detalhes. Preferi escutar no rádio, com a porta do quarto fechada. Eu tinha muito receio de não passar, não tinha noção de média, era tudo muito diferente. Quando ouvi meu nome, escutava a gritaria da família na sala. Eu sentei, chorei muito. Só depois abri a porta para receber o abraço. Não tem como esquecer desse dia. É um momento familiar, de amigos, de torcida. Muitas vezes é a primeira grande vitória pessoal de alguém, conquistada com muita luta.


“Foi um ano inteiro de dedicação”, diz pai de aprovada

Maurício encontrou o nome da filha, Camila, na lista de aprovadosFoto: Vinicius Becker (Diário)

Entre os poucos presentes estava o servidor Maurício Severo, de 41 anos, que acompanhava a leitura na expectativa pelo nome da filha, Camila Leal Severo, de 19 anos. A jovem conquistou o segundo lugar no curso de Sistemas de Informação, mas optou por não estar presente no momento.

— Eu estava confiante, tinha certeza de que ela ia passar. E acabou passando em segundo lugar. Estou louco para avisar ela, mas não está atendendo o telefone ainda. Avisei a mãe, a irmã, mas ela acho que ainda não sabe.

A relação da família com a UFSM é antiga. Camila é considerada, nas palavras do pai, “cria da universidade”. 

— Ela veio desde bebê para o Ipê Amarelo, depois fez o ensino médio aqui no Colégio Politécnico, se formou em 2024. Ficou afastada em 2025, morrendo de saudade, e agora, em 2026, vai poder aproveitar tudo de novo: RU (Restaurante Universitário), biblioteca, o convívio universitário — disse.

Segundo Maurício, a aprovação representa o fechamento de um ciclo intenso de preparação. 

— Foi um ano inteiro de dedicação. Em 2025, ela se afastou da universidade para estudar, fez cursinho e agora é hora de comemorar.

Dados do Vestibular 2026

O Vestibular 2026 da UFSM contou com 13.760 inscritos, com índice de abstenção em torno de 35%. Ao todo, a universidade oferece 1.707 vagas, distribuídas entre os quatro campi da instituição. A lista completa de aprovados também será publicada na edição impressa de fim de semana do Diário.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira os nomes dos mais de 1 mil aprovados nos 108 cursos da UFSM pelo Vestibular 2026 Anterior

Confira os nomes dos mais de 1 mil aprovados nos 108 cursos da UFSM pelo Vestibular 2026

AO VIVO: acompanhe a leitura do listão dos aprovados no Vestibular 2026 da UFSM Próximo

AO VIVO: acompanhe a leitura do listão dos aprovados no Vestibular 2026 da UFSM

Educação