Pré-matrículas para rede estadual começam nesta segunda-feira; saiba mais

Carmen Xavier e Claudiane Veber

Pré-matrículas para rede estadual começam nesta segunda-feira; saiba mais

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Tem início, nesta segunda-feira (13), o período de inscrições para pré-matrículas na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2024. A etapa, que segue até 1º de dezembro, deve ser realizada diretamente pelo site da Secretaria da Educação, na página inicial, clicando na aba Matrículas e selecionando o nível de ensino de interesse.

 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Para todos os estudantes que possuem matrícula ativa nas escolas estaduais, em todas as etapas e modalidades de ensino, com 75% ou mais de frequência, a rematrícula ocorre de forma automática, no período de 20 a 30 de novembro. Caso haja interesse em mudar de escola, deve-se ficar atento à segunda etapa da pré-matrícula, pois, nesse caso, será uma transferência.


As inscrições, nesse primeiro momento, contemplam os ingressos para o 1º ano do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio, seja na modalidade regular, Curso Normal, aproveitamento de estudos do Curso Normal ou Educação Profissional (cursos técnicos) integrados ao Ensino Médio, concomitante ou subsequente.


Segundo o titular da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), José Luis Eggres, a inscrição dentro do prazo é fundamental para garantir a vaga:


– Precisamos que as famílias façam a inscrição para se ter o quantitativo de alunos inscritos, para fazer a análise de designação por zoneamento, organizar turmas e saber quantos alunos ingressam na rede. Enfim, para garantir a vaga na área de preferência e para auxiliar no planejamento das turmas e escolas.


Designações

A partir de 29 de dezembro, ocorrerão as designações dos estudantes para as escolas pretendidas. Nessa etapa, os responsáveis pelos alunos receberão todas as informações pelo e-mail cadastrado no sistema ou poderão realizar a consulta no site da Seduc.


Os critérios para designação de escola priorizam a proximidade da residência do estudante com a unidade escolar, combinada com o critério da menor idade, salvo quando o aluno tiver irmãos que frequentam a escola pretendida.

 
Já no período de 4 a 17 de janeiro de 2024, o candidato e seus responsáveis precisarão confirmar a matrícula de forma presencial na escola para a qual foi designado, apresentando a documentação necessária para confirmar a vaga.


Para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, é recomendado apresentar, também, o Cartão Nacional de Saúde (CNS), o Número de Identificação Social (NIS) e o atestado (carteira de vacinação). Vale ressaltar que o requisito para ingresso é ter, no mínimo, seis anos completos até 31 de março de 2024.


Entre 4 e 17 de janeiro, os estudantes que perderam o prazo para se inscrever na rede estadual terão uma segunda data para fazer a pré-matrícula. Será no mesmo período dos pedidos de transferência e dos interessados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Documentação

As inscrições e transferências on-line somente serão efetivadas com a matrícula presencial nas escolas e mediante a entrega dos seguintes documentos:

  • CPF e Certidão de Nascimento ou RG do estudante
  • CPF e documentos do responsável
  • Comprovante de residência
  • Para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, também é necessário apresentar CNS (Cartão Nacional de Saúde), NIS (Número de Identificação Social) e atestado (carteira) de vacinação


Cronograma

13 de novembro a 1º de janeiro

  • Etapa - Inscrições para alunos novos (pré-matrícula)
  • Público – Alunos que buscam ingressar na rede estadual para o 1º ano do Ensino Fundamental, 1º ano do Ensino Médio e educação profissional


20 a 30 de novembro

  • Etapa – Rematrícula automática
  • Público – Todos os estudantes que possuem matrícula ativa nas escolas estaduais que tiverem, no mínimo, 75% de frequência


29 de dezembro

  • Etapa – Designações das inscrições para pré-matrícula
  • Público – Todos que se inscreveram no período de 13 de novembro a 1º de dezembro


4 a 17 de janeiro

  • Etapa - Efetivação da matrícula de forma presencial
  • Público – Todos os que se inscreveram de 13 de novembro a 1º de dezembro, diretamente nas escolas designadas
  • Etapa – Solicitação de transferência
  • Público – Todos os que desejarem transferência entre escolas estaduais ou que estejam matriculados em outras redes de ensino e que desejam ingressar na rede pública estadual

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mesmo com chuva, instituições de Santa Maria registram movimento em segundo dia do Enem 2023 Anterior

Mesmo com chuva, instituições de Santa Maria registram movimento em segundo dia do Enem 2023

Segunda prova do Enem ocorre neste domingo; confira as dicas para ter um bom desempenho Próximo

Segunda prova do Enem ocorre neste domingo; confira as dicas para ter um bom desempenho

Educação