Mesmo com chuva, instituições de Santa Maria registram movimento em segundo dia do Enem 2023

Fotos: Nathália Schneider (Diário)

Apesar do tempo instável, diversas instituições de ensino em Santa Maria registraram bom movimento no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Neste domingo (12), os candidatos tiveram que responder 90 questões, sendo 45 de matemática e 45 de ciências da natureza, que engloba disciplinas como química, física e biologia. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Exame

Para facilitar o processo para os candidatos, o local do exame foi o mesmo nos dois dias de prova. Na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha, a lista era composta por 630 candidatos. A lojista Fernanda Jaqueline Abich, 22 anos, foi uma das pessoas que realizou a segunda etapa. Ela sonha em cursar Medicina Veterinária na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e por conta disso, já teria participado de edições anteriores do Enem.

– Para mim, o Exame nos dois dias foi melhor que os outros anos. A redação ajudou bastante, porque é um tema que hoje em dia deve ser falado. Eu achei bem fácil por causa disso, porque comentamos com os amigos ou na escola essas coisas – analisa Fernanda.  

As observações sobre a prova são compartilhadas com o amigo, o militar Rhuan Pedroso Dallanora, 21. Enquanto Fernanda fazia a prova no Maria Rocha, Rhuan resolvia as questões do Enem na Escola Básica Estadual Érico Veríssimo. Com a nota do Exame, ele pretende cursar Enfermagem. Após passar pelos dois dias de prova, ele reflete sobre o esforço: 

– Eu estou estudando. Acho que vale a pena tirar um tempo para estudar. O celular em si atrapalha, mas quando a gente realmente quer passar e cursar uma faculdade, precisa tirar um tempo. Para mim, agora, é esperar a nota.

810 candidatos tinham a Escola Estadual Manoel Ribas como local de prova. Por volta das 16h30min, três horas depois do começo da prova, muitos jovens já aguardavam na recepção da escola por uma carona para casa. Esse era o caso da estudante do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Marco Polo, Luiza dos Santos Gonçalves, 17 anos. Em busca de experiência, ela participou da edição deste ano. 

– Estou como treineira este ano. Tenho apenas 17. Vim fazer a prova sem fazer cursinho ou saber o conteúdo do 3º ano. Acho que a nota de agora não irá pesar tanto na minha consciência, mas para ano que vem, vou esperar um resultado alto. Eu quero passar em Direito e ser da Polícia Federal – afirma Luiza.  

Os candidatos tiveram até as 18h30min para concluir a prova do segundo dia de Enem 2023, que começou às 13h30min em todo o país. Tanto na Escola Estadual Manoel Ribas, quanto na Escola Estadual Professora Maria Rocha não foram registrados casos de candidatos atrasados. Os portões fecharam tranquilamente por volta das 13h.

Primeiro dia

Neste ano, cerca de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para o exame em todo o Brasil. ​Deste quantitativo, mais de 8,8 mil foram em Santa Maria. 

No dia 5 de novembro, os candidatos resolveram questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de escrever uma redação, abordando os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), o índice de abstenção no primeiro dia de exame foi de 28,1%, próximo ao registrado no ano passado (28,3%). Até a publicação desta matéria, não havia sido divulgado o índice de abstenção do segundo dia de Enem. 

Oportunidades

As notas do Enem podem ser usadas para: 

  • concorrer a vagas no Ensino Superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
  • concorrer a bolsas de estudo em instituições privadas de Ensino Superior a partir do Programa Universidade para Todos (ProUni)
  • obter financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
  • estudar em universidades no exterior  

Gabaritos e resultados 

Na manhã deste domingo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou uma nota explicando como funciona o processo após o fim da prova: 

“Ao término da aplicação deste domingo, inicia-se a logística reversa, que consiste no recolhimento dos malotes com Cartão-Resposta, Folha de Redação e outros materiais administrativos, tais como as Atas de Sala e Listas de Presença das salas de aplicação. Esses materiais são enviados para a sede da instituição aplicadora, para conferência e digitalização, sob escolta militar e monitoramento do transporte por satélite, com um sistema de segurança máxima para a carga transportada.

Na sequência, a instituição aplicadora corrige as provas. Com a nota da redação e os resultados das questões objetivas, o Inep processa o resultado, originando o Boletim de Desempenho, disponibilizado na Página do Participante, em janeiro do ano seguinte à aplicação”.

Conforme o edital, o gabarito oficial e os cadernos das provas do Enem 2023 devem ser disponibilizados em 24 de novembro na página do Inep. Já o resultado final do exame será divulgado apenas em 16 de janeiro de 2024, na Página do Participante.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Participantes do Enem 2023 podem solicitar reaplicação até a próxima sexta-feira Anterior

Participantes do Enem 2023 podem solicitar reaplicação até a próxima sexta-feira

Pré-matrículas para rede estadual começam nesta segunda-feira; saiba mais Próximo

Pré-matrículas para rede estadual começam nesta segunda-feira; saiba mais

Educação