representatividade

Pela primeira vez, Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSM será comandada por uma mulher

Das oito pró-reitorias da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), duas serão comandadas por mulheres. A professora do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, Cristina Nogueira, foi o terceiro nome na lista tríplice eleita pelo Conselho Universitário. Ela será nomeada pelo reitor Luciano Schuch para a Pró-reitora de pós-graduação e pesquisa (PRPGP).

Ela será a primeira mulher nesta Pró-reitoria, e será apoiada por outra mulher, a professora Tatiana Emanuelli, que será a adjunta.

- É uma alegria em fazer parte desta gestão que terá a primeira mulher vice-reitora e a primeira chefe da PRPGP também mulher. Embora os pesquisadores sejam equivalentes, 50% homens e 50% mulheres, nunca tivemos uma mulher no cargo - contou a pesquisadora.

Conforme ela, as prioridades serão aproximar os eixos pós-graduação, internacionalização, inovação, para que, assim, a UFSM chegue ao patamar de excelência, o que ela classificou como bandeira da nova gestão.

ASSUNTOS ESTUDANTIS

Na outra pró-reitoria, Gisele Martins Guimarães assume os Assuntos Estudantis (Prae). Gisele é formada em Zootecnia e é professora do Departamento de Educação Agrícola e Extensão. Ela substitui Clayton Hillig, professor do mesmo departamento.

Recanto Maestro ganha anfiteatro Palco Bell'Anima

Conforme o reitor Schuch, as pró-reitorias estarão divididas em 50% homens e 50% mulheres nos cargos de pró-reitores e pró-reitores adjuntos.

A data extraoficial para a cerimônia de posse do reitor, vice-reitora e demais pró-reitores deve ocorrer em 8 de janeiro. A data inicialmente especulada era 11 do mesmo mês, contudo, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, terá agenda no Exterior e não poderia comparecer.

*Colaborou Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM oferece cinco vagas para professores por meio de concurso público

Próximo

Após decisão judicial, escolas infantis ficam fechadas nesta terça-feira

Educação