educação infantil

Após decisão judicial, escolas infantis ficam fechadas nesta terça-feira

18.355

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Fabiano Marques (Diário)
Fachada da Escola Mamãe Coruja permaneceu fechada nesta terça-feira

Com a decisão do Tribunal de Justiça (TJRS) de manter a suspensão de aulas presenciais no Estado em cenário de bandeira preta, escolas de Educação Infantil de Santa Maria ficaram fechadas nesta terça-feira. A suspensão foi mantida por 3 votos a 0 em julgamento por sessão virtual da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, depois de sucessivas indefinições a partir de mudanças de regras do governo estadual e manifestação do TJRS. A decisão se refere a atividades da Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Rio Grande do Sul deve ficar em bandeira vermelha a partir desta terça-feira

Das nove escolas contatadas pela reportagem, seis confirmaram os portões fechados e outras três não atenderam as ligações. Na Escola de Educação Infantil Mamãe Coruja, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, a manhã foi silenciosa após receber os pequenos na segunda-feira. A diretora Betânia Silva Pereira diz que aguardou até sair a decisão do TJ, na noite de segunda-feira, para decidir se seguiria com as atividades. Na segunda, a escola recebeu  cerca de 40 estudantes.

- Conversei com as famílias até tarde da noite. Muitos pais questionando, dizendo que não teriam onde deixar as crianças. É bem difícil, as crianças não têm que pagar por isso - diz Betânia.

Já a Escolinha Criança Sapeca, na Região Oeste, permaneceu fechada na segunda e terça-feira.

- Decidimos não abrir a escola, pois já surgiu essa polêmica uns dias atrás. Seria muito ruim para as crianças. Eles vem, ficam próximos da gente, matam essa saudade, e no dia seguinte já tem que ir para casa novamente. Isso é ruim para eles - diz a diretora Magnólia Freeze Von Frieling.

Ministério da Saúde define novas regras para vacinação de pessoas com comorbidades

Conforme a diretora, as atividades serão retomadas apenas quando houver segurança de que não sejam suspensas posteriormente.

Na Escola Eu Adoto Montessori, no Bairro Camobi, as crianças puderam retornar na segunda-feira, mas ficaram em casa nesta terça-feira. A escola seguiu a decisão do TJ e ficou fechada.

- Aguardamos um posicionamento do governo, com muita tristeza. O tempo dessas crianças não terá como ser recuperados. Um mês para uma criança é muito tempo, são habilidades perdidas - explica a diretora Gilvane Lopes Tupini.

Santa Maria registra a menor temperatura do ano nesta terça-feira

Pelo Facebook, o Colégio Riachuelo, que recebeu estudantes ontem, comunicou que manteria, nesta terça, as aulas na modalidade remota. A reportagem também foi até a Escola de Educação Infantil Papo de Anjo, em Camobi, e constatou que os portões estavam fechados. A Escola Abelinhas, no Bairro Nossa Senhora das Dores, também não abriu nesta terça-feira. Na segunda, os estudantes foram recebidos. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cpers Anterior

Cpers

Próximo

Com unanimidade, TJ mantém liminar que suspende aulas presenciais no RS

Educação