Foto: Beto Albert (Diário/Arquivo)
O período de matrículas e rematrículas da Rede Estadual para o ano letivo de 2026 começa nesta sexta-feira (3) e se estende até 2 de novembro. O processo, que vale para as 2.320 escolas do Rio Grande do Sul, deve ser feito exclusivamente pela internet no portal da Secretaria da Educação (Seduc), mesmo período em que os alunos devem solicitar os uniformes gratuitos.
O prazo para todas as modalidades, que incluem Ensino Fundamental, Médio, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA), termina em 2 de novembro.
Todo o processo inicial deve ser feito de forma online através do portal de matrículas no site da Seduc. No momento da inscrição, é obrigatório ter em mãos o CPF do estudante. O sistema permite indicar até quatro opções de escolas por ordem de preferência.
A consulta dos resultados estará disponível a partir de 8 de dezembro. A confirmação da vaga, no entanto, deve ser feita presencialmente na escola designada, entre os dias 8 e 19 de dezembro, sob pena de perda da vaga.
Uniformes gratuitos

No mesmo período das matrículas, de 3 de outubro a 2 de novembro, todos os estudantes da rede devem solicitar seus uniformes gratuitos. A escolha dos tamanhos é feita em uma página específica no site da Seduc. Alunos que já fazem parte da rede podem confirmar ou alterar os tamanhos do ano anterior, e os novos alunos devem fazer o primeiro pedido.
Os kits são compostos por dois modelos:
- Kit 1 (Ensino Fundamental e Médio): 10 peças, incluindo camisetas de manga curta e longa, jaqueta, moletom, calças e bermuda.
- Kit 2 (Educação Profissional e EJA): 7 peças, com camisetas de manga curta e longa, jaqueta и moletom.
Novidades
Pela primeira vez, o processo seletivo para os cursos técnicos (integrado, subsequente e concomitante) e para o Curso Normal contará com ações afirmativas. Haverá vagas reservadas para pessoas negras, indígenas e com deficiência. Os candidatos inscritos por cotas deverão passar por bancas de aferição ou entregar documentação comprobatória entre 1º e 3 de dezembro.
Para 2026, a rede também ampliará a oferta de Ensino em Tempo Integral, com 515 escolas na modalidade. Os estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) têm acesso a cursos profissionalizantes, quatro refeições diárias e podem receber uma bolsa mensal de R$ 225 do programa Todo Jovem na Escola, a depender dos critérios de vulnerabilidade social.
SERVIÇO: CRONOGRAMA DA MATRÍCULA 2026
- 3 de outubro a 2 de novembro: Período de inscrições online para novos alunos, rematrículas e escolha dos uniformes.
- 14 de novembro: Sorteio para vagas em cursos técnicos e Curso Normal (onde aplicável).
- 1º a 3 de dezembro: Período para bancas de aferição e entrega de documentos para cotistas de cursos técnicos.
- 8 a 19 de dezembro: Confirmação presencial da matrícula na escola designada (1ª chamada).
- 20 de dezembro a 10 de janeiro: Período para solicitações de transferência e inscrições para vagas remanescentes (2ª chamada).
- 20 a 30 de janeiro de 2026: Efetivação presencial das matrículas da 2ª chamada.
- 18 de fevereiro de 2026: Início do ano letivo.