A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) está com matrículas abertas para uma modalidade de ensino voltada a jovens e adultos que desejam concluir o Ensino Médio e, ao mesmo tempo, obter qualificação profissional de forma gratuita e com qualidade. Pela primeira vez, a Rede Estadual passou a oferecer a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica – EPT (Ejatec).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A iniciativa começou a ser implementada neste ano em 36 escolas-piloto, sendo 34 de Ensino Médio e duas de Ensino Fundamental, permitindo que os estudantes maiores de 18 anos concluam o Ensino Médio em até 18 meses. As matrículas podem ser feitas diretamente nas escolas estaduais que oferecem a Ejatec a qualquer tempo, sem a necessidade de esperar o início do semestre letivo.
Os interessados devem apresentar documento de identificação, histórico escolar e comprovante de residência na escola escolhida.Estudantes que desejem cursar a Ejatec e que já cursaram parte do Ensino Médio regular também conseguem aproveitar os créditos obtidos da Formação Geral Básica. Da mesma forma, estudantes matriculados no Ensino Médio regular, com idade igual ou superior a 18 anos, têm a opção de solicitar transferência para a Ejatec a qualquer momento. A ideia é facilitar o acesso para aqueles que precisam conciliar os estudos com o trabalho ou outras responsabilidades.
A Ejatec da Rede Estadual oferece qualificações profissionais relacionadas aos cursos de saúde, administração, logística, gestão empreendedora e serviços jurídicos.
Ejatec na região
Veja quais são as escolas estaduais da região que passam a ofertar a modalidade e os cursos:
Restinga Sêca
- Escola Érico Veríssimo – Assistente de Serviços Jurídicos
Rosário do Sul
- Escola Padre Ângelo Bartelle – Assistente de Projetos Sociais
Santa Maria
- Colégio Manoel Ribas – Assistente de Serviços Jurídicos
- Escola Cilon Rosa – Recepcionista em Serviços de Saúde