Técnicos-administrativos da UFSM encerram greve após 143 dias

Técnicos-administrativos da UFSM encerram greve após 143 dias

Foto: Arquivo Pessoal

Após 143 dias de paralisação, os técnicos-administrativos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) encerraram o período de greve e retomaram as atividades nesta quinta-feira (16). A medida foi oficializada após a assinatura de um acordo com o Ministério da Educação (MEC), além de um termo firmado entre a Associação dos Servidores da Instituição (Assufsm) e a Reitoria para recuperar os serviços afetados.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Com a retomada dos trabalhos, os serviços administrativos passam a ser restabelecidos de forma gradual. O acordo prevê um plano de recuperação das atividades represadas ao longo da paralisação, que deverá ser executado em até 180 dias, sem reposição de horas pelos servidores.

Entre os principais encaminhamentos definidos, está a continuidade das negociações entre a categoria e o governo federal para a implementação dos 17 pontos ainda pendentes do acordo firmado em 2024. Entre as prioridades estão a regulamentação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para servidores aposentados, a racionalização dos cargos, a atualização das atribuições funcionais e a ampliação da jornada flexibilizada de 30 horas para setores com atendimento ao público. 

Representando o Ministério da Educação, participaram da assinatura o chefe de Gabinete do Ministro de Estado da Educação, Angelo Vinicius Roda, e o assessor especial Alexandre Vidor. e representando a FASUBRA Loiva Chansis, Ivanilda Reis e Cristina Del PapaFoto: Arquivo Pessoal


“O governo nos impôs uma greve”

Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN (93.5 FM), a representante do Comando Local de Greve da Assufsm, Alessandra Alfaro, afirmou que a mobilização foi determinante para garantir avanços na pauta da categoria:

Infelizmente, o governo nos impôs uma greve de 143 dias e somente com essa greve conseguimos a implementação da nossa carreira, o reconhecimento de saberes e competências e o prosseguimento das demais pautas previstas no termo de acordo de 2024.


Universidade espera normalizar serviços até o fim do ano

Ao Diário, Marchesan afirmou que a expectativa é de retomada integral das atividades administrativas a partir desta quinta, com a implementação dos planos de recuperação em cada unidade.

O plano de recuperação será homologado pelas chefias para recuperar as atividades que ficaram represadas durante a greve. Com isso, esperamos reabrir espaços como a Biblioteca Central e reorganizar os cursos para que, até o fim deste ano, todas as atividades estejam novamente em dia na Universidade – explicou.

A  normalização dos serviços ocorre em um momento considerado estratégico para a instituição, que se prepara para o início do segundo semestre letivo, previsto para agosto.


Principais avanços após o fim da greve

  • Continuidade dos grupos de trabalho para discutir os 17 pontos pendentes do acordo firmado em 2024;
  • Implementação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para servidores aposentados com paridade e integralidade;
  • Racionalização dos cargos e atualização das atribuições funcionais da carreira;
  • Ampliação da possibilidade de adoção da jornada de 30 horas para setores com atendimento ao público.


Pautas que seguirão sendo debatidas na UFSM

  • Implementação do RSC na UFSM;
  • Flexibilização da jornada de trabalho para 30 horas;
  • Regulamentação do regime de plantão 12x60;
  • Direito à desconexão;
  • Medidas de enfrentamento ao assédio;
  • Políticas de capacitação e qualificação;
  • Recomposição de vagas nas unidades;
  • Distribuição de recursos e demais pautas internas da categoria



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Vitória Sarturi

Técnicos-administrativos da UFSM encerram greve após 143 dias Anterior

Técnicos-administrativos da UFSM encerram greve após 143 dias

TCE suspende leilão da PPP da educação, mas paralisação desta quinta está mantida Próximo

TCE suspende leilão da PPP da educação, mas paralisação desta quinta está mantida

Educação