Foto Beto Albert, arquivo, 6/01/2025
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aprovou a proposta de criação do curso de Medicina no campus de Palmeira das Missões. Com isso, segundo o reitor Luciano Schuch, o processo vai agora para os ministérios da Educação e da Saúde, que vão decidir se o curso será mesmo instalado na cidade do Noroeste do Estado. O reitor diz que esse curso é um pedido da comunidade daquela região que era feito há mais de 18 anos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– No primeiro semestre do ano que vem, deve ser agendada a primeira visita in loco do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde. A partir dali, o MEC dirá se tem condições de esse curso funcionar – afirmou Schuch.
Se for dado o aval de Brasília para a criação do curso, o próximo passo será conseguir R$ 70 milhões para as obras e a aprovação de 96 vagas de professores e 48 de técnicos administrativos em educação para trabalharem no curso. O valor é maior do que tudo que já foi investido no campus de Palmeira.
Segundo o reitor, em uma projeção otimista, se tudo der certo e o processo andar rápido, o curso poderia abrir em 2027, com o ingresso de 50 calouros por ano, sempre no 1º semestre.
VÍDEO: Homem nu e em surto é alvo de pedradas antes de ser detido no centro de Santa Maria