Educação de Jovens e Adultos

Inscrições para exame da EJA vão ocorrer em maio

da redação

Foto: Thays Ceretta (Diário)
Prova é exigência para obter certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Instituto Olavo Bilac está entre as escolas da cidade com turmas específicas

Estudantes que buscam a certificação por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão se inscrever para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) entre os dias 20 e 31 de maio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última sexta-feira, o cronograma do processo deste ano. Quem se inscreveu para o Encceja 2018, não compareceu e quiser participar em 2019, terá que justificar ausência entre os dias 15 e 24 de abril, anexando documentos que comprovem motivo justo.

Os detalhes estarão no edital, previsto para ser publicado em abril. As provas do Encceja Nacional serão aplicadas no dia 4 de agosto, tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio.

Pais fazem mutirão para arrumar escolas dos filhos em Santa Maria

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem busca a certificação de conclusão do Ensino Fundamental precisa ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. Quem pretende obter a certificação de conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos.

CERTIFICADO
Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos diferentes: a certificação de conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a declaração parcial de proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas. 

O Inep lembra que apenas a inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. É preciso que o participante faça o exame e obtenha o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. Além disso, precisa atingir, adicionalmente, no caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física no Ensino Fundamental; e de linguagens e códigos e suas tecnologias no Ensino Médio, pontuação de, pelo menos, cinco pontos na prova de redação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

ProUni abre inscrições para lista de espera nesta quinta-feira Anterior

ProUni abre inscrições para lista de espera nesta quinta-feira

Professora aposentada relembra como coordenou a transformação do Ensino Rural em Santa Maria Próximo

Professora aposentada relembra como coordenou a transformação do Ensino Rural em Santa Maria

Educação