Fames encerrará suas atividades após 25 anos de história em Santa Maria

Fames encerrará suas atividades após 25 anos de história em Santa Maria

Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo/Diário)

Fundada no dia 28 de abril de 1998, a Faculdade Metodista Centenário (Fames) completou 25 anos de atuação em Santa Maria. Apesar de ser um ano que marca uma data importante, a instituição optou por encerrar as atividades do Ensino Superior.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A informação foi confirmada pela diretora de unidade do Instituto Metodista Centenário de Santa Maria, Marilice Trentini Oliveira. Segundo ela, o trabalho segue até dezembro deste ano. Após o encerramento do semestre, a faculdade será fechada. 

Vale reforçar que as atividades do Colégio Centenário, que possui 101 anos de história, seguem normalmente. O foco da Instituição, a partir do encerramento do ensino superior, é depositar suas forças no ensino básico.


Segundo a diretora, a decisão foi tomada recentemente pela instituição, que já enfrentava um cenário considerado difícil no Ensino Superior:


— Existem diversas instituições de Ensino Superior na cidade, até com preços mais atrativos nas mensalidades. Fomos perdendo alunos de forma gradativa e, assim, optamos por encerrar as atividades na faculdade.


A Faculdade Metodista está localizada na mesma estrutura do Colégio Centenário, no centro de Santa Maria. Em 25 anos de história, já teve cursos como Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, por exemplo, e recebeu cerca de 1.000 alunos.


Neste momento, conta somente com dois cursos de graduação: Direito e Educação Física, com aulas somente pela noite, no turno inverso às aulas do ensino básico. Atualmente, são 50 alunos nos dois cursos.



Os alunos que estão no último semestre de graduação seguirão normalmente com as aulas até dezembro, para que a formatura ocorra normalmente. A diretora local afirma que todos foram avisados de forma oficial, via e-mail, nesta quinta-feira (3). Uma conversa entre diretores e alunos está marcada para acontecer, de forma presencial, na noite desta sexta-feira (4).


Sobre os estudantes dos outros semestres, a faculdade realizou um acordo de cooperação com a Universidade Franciscana (UFN) e com a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), que vai receber esses alunos.


– O objetivo, com esse acordo, é que se faça uma adequação curricular, para que o aluno não perca disciplinas já estudadas. Também queremos que se mantenha o valor da mensalidade, para que os estudantes não tenham prejuízos e consigam se formar em tempo hábil – explica Marilice.


A partir desta segunda-feira (7), ambas as universidades entrarão em contato com os estudantes para que ocorra essa "migração" e caberá ao estudante optar por uma delas.


Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo/Diário)


E como essa decisão afeta os funcionários do local? Segundo Marilice Trentini, os funcionários trabalhavam tanto para a faculdade, quanto para o colégio; portanto, não serão prejudicados com essa decisão. Em relação ao quadro de pessoal, as mudanças ficarão restritas aos professores:


– Até o fim do ano, os professores, de todos os semestres, seguem conosco. Somente depois deste período, é que acabaremos com o vínculo.


Em uma cidade universitária, encerrar as atividades do Ensino Superior não foi uma decisão fácil, segundo a diretora local:


– É uma decisão doída. Mas é um recuo necessário neste momento. Nosso foco total será na rede básica, que está crescendo bastante.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Obras no Instituto de Educação Olavo Bilac devem ser concluídas em setembro Anterior

Obras no Instituto de Educação Olavo Bilac devem ser concluídas em setembro

Vestibular de Verão 2024 da UFN já tem data para ocorrer Próximo

Vestibular de Verão 2024 da UFN já tem data para ocorrer

Educação