Foto: Maiara Bersch (Arquivo / Diário)
Jovens indígenas de todo o Estado participam, neste domingo, do Processo Seletivo Indígena da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A prova objetiva e a prova de redação serão aplicadas das 9h às 14h, nos campi de Santa Maria e Frederico Westphalen. Ao todo, são 20 vagas para ingresso em 18 cursos de graduação da instituição.
O processo classificatório será constituído por uma prova com 20 questões de múltipla escolha, composta pelas disciplinas de biologia, história, língua portuguesa e matemática, além de uma prova de redação relacionada à temática indígena.
O candidato deve apresentar-se no local de realização da prova 30 minutos antes do seu início, ou seja, às 8h30min, portando um documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta.
Recuperação de aulas nas escolas estaduais vai até o dia 20 de março
Atualmente, cerca de 40 indígenas estão matriculados em cursos de graduação da UFSM. Além das políticas de acesso à graduação, a instituição defende um processo de integração entre o ingresso e a permanência. Para isso, todos os estudantes que entrarem pelo processo seletivo indígena terão o benefício socioeconômico garantido (com direito a moradia e bolsa-alimentação no Restaurante Universitário).
A realização de um processo seletivo exclusivo para a comunidade indígena começou em 2015, após ser aprovado pelos Conselhos Superiores, atendendo a uma demanda dessa parcela da população. As primeiras provas foram aplicadas em janeiro de 2016, quando a UFSM destinou 20 vagas para 20 cursos de graduação.
Dúvidas sobre as provas deste domingo podem ser esclarecidas pelo telefone (55) 3220-8170, ou pelo e-mail falecom@coperves.ufsm.br.