Processo seletivo

Domingo é dia de provas para indígenas que querem ingressar na UFSM


Foto: Maiara Bersch (Arquivo / Diário)
Jovens indígenas de todo o Estado participam, neste domingo, do Processo Seletivo Indígena da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A prova objetiva e a prova de redação serão aplicadas das 9h às 14h, nos campi de Santa Maria e Frederico Westphalen. Ao todo, são 20 vagas para ingresso em 18 cursos de graduação da instituição.  

O processo classificatório será constituído por uma prova com 20 questões de múltipla escolha, composta pelas disciplinas de biologia, história, língua portuguesa e matemática, além de uma prova de redação relacionada à temática indígena.

O candidato deve apresentar-se no local de realização da prova 30 minutos antes do seu início, ou seja, às 8h30min, portando um documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta.

Recuperação de aulas nas escolas estaduais vai até o dia 20 de março

Atualmente, cerca de 40 indígenas estão matriculados em cursos de graduação da UFSM. Além das políticas de acesso à graduação, a instituição defende um processo de integração entre o ingresso e a permanência. Para isso, todos os estudantes que entrarem pelo processo seletivo indígena terão o benefício socioeconômico garantido (com direito a moradia e bolsa-alimentação no Restaurante Universitário).

A realização de um processo seletivo exclusivo para a comunidade indígena começou em 2015, após ser aprovado pelos Conselhos Superiores, atendendo a uma demanda dessa parcela da população. As primeiras provas foram aplicadas em janeiro de 2016, quando a UFSM destinou 20 vagas para 20 cursos de graduação.

Dúvidas sobre as provas deste domingo podem ser esclarecidas pelo telefone (55) 3220-8170, ou pelo e-mail falecom@coperves.ufsm.br.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Por causa da greve, mãe teme que filha perca vaga em outra escola Anterior

Por causa da greve, mãe teme que filha perca vaga em outra escola

Em aula quando deveriam estar em férias, alunos reclamam do calorão Próximo

Em aula quando deveriam estar em férias, alunos reclamam do calorão

Educação