No dia seguinte à decisão da Justiça Federal, que determinou a anulação da adoção integral do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso na UFSM, o assunto nos corredores de cursinhos pré-vestibular na manhã desta quarta-feira era o retorno do vestibular.
:: O que você achou da decisão da Justiça que determinou que o vestibular continue valendo como forma de ingresso na UFSM este ano?
Apesar do clima aparentemente tranquilo, os olhares dos estudantes eram de incredulidade. Na sala de aula, o mesmo conteúdo. A abordagem, porém, precisou ser mais uma vez adaptada.
A nova decisão contentou o aluno Lucas Nunes Trindade, 18 anos:
_ Fiquei feliz, mesmo acreditando que será difícil a volta do vestibular. Desta vez, o impacto da notícia foi menor.
De modo semelhante, a aluna Andreara dos Reis, 18 anos, destacou:
_ Acho que não temos que nos desesperar, pois já vínhamos nos preparando. O problema será aguardar mais 20 dias de incerteza.
Já aluna Stéfani Segato, 17 anos, contou que o clima era de descontração:
_ Chega a ser engraçado e um desrespeito com nosso futuro profissional. Quando estávamos começando a nos acostumar com a nova ideia, muda tudo de novo.
A partir desta quarta-feira, a UFSM tem 20 dias para recorrer da decisão. Enquanto isso, persiste o clima de incerteza para alunos, professores e entidades de Santa Maria.
Segundo o professor de geografia do Totem pré-vestibular, Helder Vieira, a sensação das novas surpresas é da falta de planejamento:
_ Por mais que o conteúdo seja o mesmo, há vários enfoques e o planejamento da aula é direcionado. O que estamos tentando fazer é discutir a nova decisão com alunos e acalmá-los.