Conselho de Educação edita diretrizes sobre celular na escola

Conselho de Educação edita diretrizes sobre celular na escola

Foto: Beto Albert

O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou, na segunda-feira (24), a resolução com as diretrizes operacionais nacionais sobre o uso de celulares e outros dispositivos digitais em salas de aula.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A medida orienta que escolas e redes de ensino devem organizar capacitações e iniciativas para um ambiente acolhedor e preventivo, identificando sinais de sofrimento emocional e busque promover a saúde mental dos estudantes.


Está autorizado o uso desses aparelhos por parte dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio para fins pedagógicos, sempre com mediação dos professores. Mas é vedado o uso para outros fins, inclusive nos intervalos e fora das salas de aula. A decisão prevê exceções para estudantes que necessitem de recursos de acessibilidade.


A recomendação é para que sejam respeitadas as competências e habilidades dos estudantes, com progressão gradual de acordo com o desenvolvimento da autonomia.


Cada escola poderá estabelecer os critérios de permissão sobre o porte dos aparelhos, assim como a forma pela qual eles serão guardados durante o período de aulas.


Uso de telas

No caso da Educação Infantil, o uso de telas e dispositivos digitais não é recomendado, sendo visto como algo razoável apenas em caráter excepcional, com mediação de um professor.


Neste mês, o governo federal lançou a publicação Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais, com o objetivo de construir um ambiente digital mais seguro, equilibrado e saudável.
Segundo o CNE, órgão de participação social do Ministério da Educação (MEC), a Resolução CNE/CEB nº 2/2025 inclui ações da Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Enec) para “garantir a educação e a cidadania digital nas escolas, promovendo o uso intencional e estratégico da tecnologia para potencializar o ensino e a aprendizagem”. E tem como eixo central a proteção da saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes. 


Orientações

A resolução do CNE orienta que escolas e redes de ensino devem organizar capacitações e iniciativas para um ambiente acolhedor e preventivo, identificando sinais de sofrimento emocional e buscando promover a saúde mental dos estudantes.


Existe também a preocupação com a formação continuada dos professores, funcionários e profissionais da educação voltados para a implementação digital e o uso pedagógico dos aparelhos.


Em 19 de fevereiro deste ano, foi publicado o Decreto nº 12.385/2025, que regulamenta a Lei 15.100/2025. Os documentos estabelecem as normas e as regras para o uso do celular em sala de aula em todo o país.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

leitor@diariosm.com.br

Prefeitura de Santa Maria divulga novo edital de convocação de professores da rede municipal; confira Anterior

Prefeitura de Santa Maria divulga novo edital de convocação de professores da rede municipal; confira

Senac Santa Maria tem inscrições abertas para Técnico em Enfermagem até sexta-feira Próximo

Senac Santa Maria tem inscrições abertas para Técnico em Enfermagem até sexta-feira

Educação