Foto: Reprodução/Divulgação UFSM
A partir desta quinta-feira (18), uma comitiva formada por onze pessoas vinculadas à Universidade Federal de Santa Maria estarão na cidade de Graccho Cardoso (SE), localizada a 50 km da capital de Sergipe, Aracaju. A ação faz parte do projeto Rondon, iniciativa federal que visa contribuir para a formação cidadã de estudantes universitários.
Ao todo, são 18 dias de oficinas para a comunidade da cidade, que visam, entre outras coisas, o desenvolvimento regional e a diminuição das desigualdades. A conclusão da operação está prevista para 04 de fevereiro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ao todo, três docentes e oito estudantes participam da ação extensionista que irá até o município sergipano. As atividades da operação podem ser acompanhadas no perfil do grupo no Instagram.
Atividades
Como parte do cronograma, entre os dias 21 de janeiro e 01º de fevereiro, os rondonistas se imergem na comunidade graccho-cardosense, com ações nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça.
Programa
O Projeto Rondon é um programa social coordenado pelo Ministério da Defesa, mas tem relação com outros setores, como no caso da educação e da cidadania. Nele, desenvolve-se atividades, com caráter de extensão, que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades contempladas, o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida, ao mesmo tempo, fortalecer a cidadania, a liderança e os valores humanitários dos estudantes universitários.
O objetivo é promover ações transformadoras a todos os envolvidos na operação, contribuindo efetivamente para o fortalecimento da Soberania Nacional.
*Com informações da comunicação da UFSM