Foto: Divulgação Totem Vestibulares
Ana Carolina (esquerda) e Vitória (direita) são estudantes do Totem Vestibulares
Horas de dedicação aos estudos e o sonho de ingressar em uma universidade federal. Esses foram os elementos em comum que fizeram parte da trajetória de Vitória Quevedo Taschetto, 18 anos, e Ana Carolina Famoso, 20 anos, estudantes que atingiram nota mil (nota máxima) na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As duas foram alunas do cursinho Totem Vestibulares de Santa Maria nos últimos dois anos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Vitória e Ana Carolina fazem parte do seleto grupo de 60 vestibulandos no Brasil que alcançaram a nota máxima na redação. No Rio Grande do Sul, foram apenas seis candidatos nota mil.
Mais de 60 redações
Natural de Uruguaiana, Vitória Quevedo Taschetto veio para Santa Maria com o objetivo de cursar Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ela até já tinha passado em outros vestibulares, mas lembra que seu objetivo é ingressar na UFSM. A rotina envolvia ir para o Totem pela manhã e estudar seis horas adicionais ao longo do dia.
Ela conta que ama escrever e, por isso, se divertia fazendo as redações propostas em sala de aula. Nesses dois anos foram, pelo menos, 60 redações feitas e corrigidas.
– Foram dois anos de muita preparação e aprendizado. A cada aula eu ia evoluindo. Eu já tinha chegado em algumas notas mil na avaliação do Totem. Eu acreditava que tinha uma chance, mas como é algo muito raro nem imaginava. Ver minha nota foi emocionante, é uma sensação de dever cumprido – conta Vitória.
Mais de 10 horas diárias
Ana Carolina Famoso saiu de Santo Ângelo, região Noroeste do Estado, para se dedicar aos estudos preparatórios para o Enem em Santa Maria com o apoio do Totem. O objetivo é cursar Medicina em uma das universidades federais do Estado. Segundo ela, a maratona de estudos era rigorosa, com cerca de 10 horas diárias dedicadas a leituras, escrita, exercícios e aulas presenciais.
– Percebi que consegui evoluir bastante ao longo desses dois anos, principalmente com a ajuda dos professores do Totem. No momento em que eu e minha família vimos o resultado, ficamos muito felizes, nem acreditamos. Eu esperava uma boa nota, mas não imaginei que viria o mil – comemora Ana Carolina.
- Recursos do gabarito preliminar do Vestibular da UFSM estão sendo analisados
- Nota do Enem é divulgada; saiba como consultar o resultado
Preparação
Para alcançar a pontuação que todo candidato sonha, elas contaram com os ensinamentos da professora de redação do Totem, Mariane Lazzari Flores, 36 anos. Ana Carolina e Vitória foram as primeiras alunas da docente a conquistarem o mil. Mariane revelou ao Diário qual é o segredo:
– Conhecer o concurso e, com estratégia, lapidar o texto do aluno. Cada um carrega seus aprendizados, mas também carrega deficiências. A gente precisa entender qual o potencial desse aluno e como faz para lidar com o que pode ser motivo para descontos no texto dele. É um trabalho árduo, precisamos fazer com que o aluno escreva semanalmente e assuma o compromisso de não repetir problemas – destaca Mariane.
Para o diretor do Totem Vestibulares, Jader Escobar, a conquista dos estudantes é fruto de muita dedicação de todas as partes envolvidas no processo. Ele destaca que três elementos foram fundamentais para o resultado:
– Estou extremamente orgulhoso da conquista das nossas alunas. Saber que dois desses 60 alunos estão em Santa Maria nos deixa muito felizes. Nos traz muita segurança e tranquilidade em saber que podemos repetir isso, já que o nosso projeto pedagógico está em sintonia com a qualidade dos estudantes e o ótimo trabalho da professora Mariane Lazzari na disciplina de redação.